Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3654
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Alex Sander da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753176Z6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Hermann, Nadja Mara Amilibia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:08Z | - |
dc.date.available | 2010-05-10 | - |
dc.date.issued | 2010-01-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alex Sander da. A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno. 2010. 135 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3654 | - |
dc.description.resumo | Este estudo tem como ponto básico problematizar a racionalidade formativa da educação. Isso não significa submeter arbitrariamente a educação a uma determinada orientação epistemológica e, muito menos, fazer unicamente uma destituição de sentidos da sua racionalidade. Seria, isto sim, ponderar a capacidade de abertura da própria racionalidade educativa para compreender as alterações epistemológicas e sociais contemporâneas. Trata-se, portanto, de entender a educação vinculada a uma profunda reorientação em suas teorias e práticas educativas. Pretende-se, assim, investigar até que ponto a educação ainda é um recurso fundamental para a formação crítica dos indivíduos e até onde estão seus limites. O objetivo central é discutir a desmitologização do conceito, no sentido de analisar a dimensões estético-formativas da educação. Esse trabalho quer enfrentar a seguinte questão de fundo: é possível desmitologizar a educação, sem desmitologizar a ratio (razão instrumental), sem desmitologizar a ciência, a técnica (tecnologias), o sistema e o modo de produção capitalista? Desse modo, delimita- se a seguinte problemática: Como pensar a educação no âmbito de uma persistência da razão instrumental? De que forma pode-se pensá-la em termos de contribuição para a desmitologização do seu conceito na atualidade? O referencial desse trabalho se insere no universo das questões da teoria crítica de Theodor W. Adorno. O filósofo nos traz uma importante contribuição para situar a educação no contexto de persistência da razão instrumental na atualidade. Nele estaria suposta a necessidade de se avançar na direção crítica do conceito de educação para a maioridade. Isso permitirá o questionamento das posições teóricas e práticas da persistente racionalidade instrumental que é imperativa no âmbito pedagógico. O objetivo é relacionar o conceito de educação com seus desdobramentos críticos que visem se contrapor aos processos deformativos impetrados pela razão instrumental na atualidade. Significa, pois, repensar a educação a partir de categorias potencialmente pedagógicas da teoria crítica adorniana. Tal teoria, no sentido em que conhecemos, tem como uma das características o reconhecimento explícito de sua relação com a objetividade social, na qual busca uma mediação crítica da formação. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422941.pdf: 787276 bytes, checksum: 6853bfa25868c677b3d46e6e985c9c1c (MD5) Previous issue date: 2010-01-08 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13303/422941.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | RAZÃO | por |
dc.subject | DIALÉTICA | por |
dc.subject | ADORNO, THEODOR W. - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
422941.pdf | Texto Completo | 768,82 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.