Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3652
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCallegari, Rosangela-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137423U6por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:07Z-
dc.date.available2010-04-28-
dc.date.issued2010-02-25-
dc.identifier.citationCALLEGARI, Rosangela. A prática educativa do instrutor de treinamento na indústria. 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3652-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo estudar a prática educativa na indústria, a partir da ação dos instrutores de treinamento. A abordagem teórica destaca o treinamento na indústria, a relação entre educação e o paradigma industrial, assim como o papel e características do instrutor de treinamento. A dificuldade de encontrar referências que dirigissem o olhar para a pessoa do instrutor, e não apenas aos aspectos técnicos a ele relacionados, promoveu a busca de um estado de conhecimento sobre o tema, o que demonstrou que o mesmo ainda não é muito estudado no âmbito da educação. Os dados dessa investigação quanti-qualitativa foram coletados através de um projeto de experimentos e entrevistas com instrutores de treinamento de uma indústria multinacional. Os resultados das entrevistas, analisados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin foram organizados em quatro categorias: Eu instrutor?! E agora - O exercício da docência - Satisfação com a atividade - Da teoria à prática: refletindo sobre o vivido. As considerações finais apontam para a necessidade de uma formação pedagógica dos instrutores, uma vez que esses contribuem para o resultado da indústria na qual trabalham. Também indica que existem semelhanças entre o papel do instrutor na indústria e do professor na escola. Nesse contexto, destaca-se a construção de saberes através da experiência como fundamento da prática docente no treinamento na indústria.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422906.pdf: 518603 bytes, checksum: bf92369941858199c0fc8afda8b5c5be (MD5) Previous issue date: 2010-02-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13255/422906.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO CORPORATIVApor
dc.subjectEDUCAÇÃO TÉCNICApor
dc.subjectINDÚSTRIA - TREINAMENTO DE PESSOALpor
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA prática educativa do instrutor de treinamento na indústriapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422906.pdfTexto Completo506.45 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.