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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3651
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DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Leite, Denalize Goulart | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710056D0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Hermann, Nadja Mara Amilibia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:07Z | - |
dc.date.available | 2010-04-16 | - |
dc.date.issued | 2010-01-11 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Denalize Goulart. Ainterpelação dos discursos ético e econômico na educação. 2010. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3651 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo versa sobre a interpelação dos discursos ético e econômico na educação. Por meio de uma abordagem bibliográfica, o trabalho tem como objeto central trazer à reflexão aspectos sobre qual o discurso que a educação deve assumir para se manter viva nesta encruzilhada; caracterizada por formar o indivíduo que o mercado exige e, ao mesmo tempo, formá-lo mais ético, menos individualista e técnico. Primeiramente, a economia era uma ciência que versava sobre a arte de bem administrar a família, porém, agora, está submetida ao modelo capitalista, que é o principal responsável pelo atual estado de niilismo e de despotencialização ética. Como consequência deste cenário, surge uma sociedade capitalista caracterizada por uma conduta individualista, e crédula de que única forma de desvendar a natureza, o progresso e dominar o verdadeiro conhecimento, sejam os avanços científicos e tecnológicos. É justamente neste contexto que se interpela a educação de forma tendenciosa, ou seja; impõem-se à educação a tarefa de dar respostas que o sistema capitalista necessita. Estas respostas são traduzidas em formação que desenvolve o indivíduo tecnicamente para garantir seu desempenho em atividades de produção e de finanças. Negligenciando assim, a formação prática, a formação que orienta para uma práxis moral, e o acesso à qualidade de vida digna. Sendo assim, o estudo destaca em suas considerações, que o indivíduo e a educação são subordinados ao capitalismo que trata com descaso a educação, o indivíduo e a natureza. Apesar de o sistema capitalista explorar a educação para aperfeiçoar seu desempenho econômico, as condições de vida da sociedade não têm apresentado melhorias satisfatórias. Ainda, observou-se que o crescimento econômico está muito além do comprometimento ético praticado na lógica capitalista. O conceito de bem estar pregado pelo sistema atual, está restritamente ligado à aquisição de bens tangíveis. Para ter acesso ao bem estar e a plenitude propagada pelo sistema, o indivíduo procura a educação; porque ela é o principal insumo do mercado capitalista ao garantir uma colocação no mercado de trabalho. Por outro ângulo, mesmo que a educação seja interpelada pelo discurso econômico e, também, pelo discurso ético, apesar da ineficiência da formação educacional brasileira, ao colocá-la em prática sobrepõem-se às interpelações econômicas em detrimento às questões éticas. Visto que, a educação se vê na obrigação de atender às necessidades das instituições que a sustentam. Consequentemente, a educação tornou-se moeda de troca: mercantilismo. No entanto, a educação rompeu com seu compromisso original de formar seres humanos, seres socializados que compreendem o verdadeiro sentido da vida. Por isso, é necessário conquistar-se um maior espaço para os saberes filosóficos comprometido com o resgate ético, com atitudes pautadas em hábitos e valores moralmente instituídos. A educação precisa se abrir para a possibilidade de resgate ético. Por mais que esta realidade esteja longe da atual formação dos professores, pois estrutura-se no modelo conteudista e a instrumentalização da razão recrudesceu o processo de formação do docente; além da educação priorizar as exigências capitalistas do consumismo a qualquer custo, é fundamental que a classe profissional trabalhe com vistas à recuperação dos aspectos éticos e de visão crítica-construtiva dos cidadãos. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422058.pdf: 344421 bytes, checksum: a9e82521f0ed36abd8812d7a122fd897 (MD5) Previous issue date: 2010-01-11 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13391/422058.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | ÉTICA | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO E SOCIEDADE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Ainterpelação dos discursos ético e econômico na educação | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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