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dc.creatorBernardes, Karine Isis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6520897875672316por
dc.contributor.advisor1Castro, Marta Luz Sisson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:07Z-
dc.date.available2011-08-08-
dc.date.issued2010-01-19-
dc.identifier.citationBERNARDES, Karine Isis. Avaliação do Primeira Infância Melhor através de estudos de casos : o encontro entre a educação formal e não-formal. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3650-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo investigar os impactos do Programa Primeira Infância no primeiro ano de escolarização, a partir da comparação entre três crianças atendidas pelo PIM e três crianças que não receberam nenhum tipo de atendimento na educação infantil no município de Dois Irmãos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de base qualitativa. Foram entrevistadas três famílias que foram atendidas pelo PIM, três famílias que não receberam este atendimento e as professoras das seis crianças selecionadas. Além disso, foram examinados documentos institucionais e depoimentos registrados no instrumento de Acompanhamento de Ganhos de Desenvolvimento Infantil do Programa. Buscou-se com esta pesquisa, verificar os impactos educacionais do Primeira Infância Melhor nas três crianças avaliadas e que receberam atendimento do Programa; analisar o envolvimento dos seis pais/cuidadores acompanhados na rotina escolar de seus filhos; verificar os ganhos de todas as crianças pesquisadas nas dimensões cognitiva, motora, socioafetiva e de linguagem; refletir sobre o relacionamento das seis crianças avaliadas com professores e demais colegas; verificar o processo de adaptação à instituição formal das seis crianças acompanhadas, além de refletir sobre a importância de políticas públicas no atendimento às crianças em seus primeiros anos de vida, a partir do trabalho realizado no município de Dois Irmãos. A análise mostrou que as crianças participantes do PIM apresentaram melhor desenvolvimento no primeiro ano de escolarização, além de conseguirem uma melhor adaptação. As famílias acompanhadas pelo Primeira Infância Melhor ainda demonstraram melhor entendimento do desenvolvimento dos seus filhos e uma maior participação na rotina escolar, qualificando o vínculo e potencializando a autonomia e auto-estima de seus filhos. Além disso, percebeu-se a necessidade de uma melhor integração entre o PIM e a escola, para que os ganhos alcançados durante o acompanhamento do Programa perdurem por toda a trajetória escolar.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422399.pdf: 1181370 bytes, checksum: 9756d1425041511abfdae7a99c86e642 (MD5) Previous issue date: 2010-01-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13375/422399.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subjectDESENVOLVIMENTO INFANTILpor
dc.subjectRELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação do Primeira Infância Melhor através de estudos de casos : o encontro entre a educação formal e não-formalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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