Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3646
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Sanches, Roberto Cordeiro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9491024636033059 | por |
dc.contributor.advisor1 | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:06Z | - |
dc.date.available | 2010-04-08 | - |
dc.date.issued | 2010-01-12 | - |
dc.identifier.citation | SANCHES, Roberto Cordeiro. Vidas de arte-educadoras. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3646 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho foi criado para a pesquisa com cinco arte-educadoras propondo-lhes através de entrevistas individuais e em grupo, momentos de reflexão sobre a atividade da arte-educadora, incluindo música, artes plásticas, dança, ludicidade. Os memoriais auto-biográficos escritos por elas foram analisados por uma via da hermenêutica da narrativa de Paul Ricoeur em diálogo com a metodologia das histórias de vida em formação de Marie-Christine Josso. Utilizando os conceitos de narrativa, concordância discordante, colocação em intriga de Paul Ricoeur ligados ao de projeto e momentos de transformação, de Josso, pude analisar a trajetória das professoras como uma totalidade temporal significativa, revelando os significados de suas escolhas e transformações pessoais no exercício de sua atividade docente. A leitura dos textos abriu-me uma nova perspectiva de compreensão do processo-projeto de formação da identidade docente, não separando o pessoal do profissional, bem como da questão da relação entre o ensino das artes na sua relação com a visão cultural da escola enciclopédica. Esse trabalho mostrou-me níveis mais profundos do ser que deveriam ser mais valorizados e, que são escondidos por uma cultura imediatista e superficial. Toda dimensão sensível, corporal e imaginativa ficam isolados e desvalorizados, esperando que o professor e a escola olhem para eles. Esse trabalho quer dar essa visibilidade para esse professor e para a educação da sensibilidade. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422392.pdf: 622400 bytes, checksum: 5499b97c9b3bc51b82210d7421df1b37 (MD5) Previous issue date: 2010-01-12 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13295/422392.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO ARTÍSTICA | por |
dc.subject | ARTE - ENSINO | por |
dc.subject | ESTÉTICA | por |
dc.subject | NARRATIVA | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | RELATOS PESSOAIS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Vidas de arte-educadoras | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
422392.pdf | Texto Completo | 607.81 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.