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dc.creatorSanches, Roberto Cordeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491024636033059por
dc.contributor.advisor1Abrahão, Maria Helena Menna Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:06Z-
dc.date.available2010-04-08-
dc.date.issued2010-01-12-
dc.identifier.citationSANCHES, Roberto Cordeiro. Vidas de arte-educadoras. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3646-
dc.description.resumoEste trabalho foi criado para a pesquisa com cinco arte-educadoras propondo-lhes através de entrevistas individuais e em grupo, momentos de reflexão sobre a atividade da arte-educadora, incluindo música, artes plásticas, dança, ludicidade. Os memoriais auto-biográficos escritos por elas foram analisados por uma via da hermenêutica da narrativa de Paul Ricoeur em diálogo com a metodologia das histórias de vida em formação de Marie-Christine Josso. Utilizando os conceitos de narrativa, concordância discordante, colocação em intriga de Paul Ricoeur ligados ao de projeto e momentos de transformação, de Josso, pude analisar a trajetória das professoras como uma totalidade temporal significativa, revelando os significados de suas escolhas e transformações pessoais no exercício de sua atividade docente. A leitura dos textos abriu-me uma nova perspectiva de compreensão do processo-projeto de formação da identidade docente, não separando o pessoal do profissional, bem como da questão da relação entre o ensino das artes na sua relação com a visão cultural da escola enciclopédica. Esse trabalho mostrou-me níveis mais profundos do ser que deveriam ser mais valorizados e, que são escondidos por uma cultura imediatista e superficial. Toda dimensão sensível, corporal e imaginativa ficam isolados e desvalorizados, esperando que o professor e a escola olhem para eles. Esse trabalho quer dar essa visibilidade para esse professor e para a educação da sensibilidade.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422392.pdf: 622400 bytes, checksum: 5499b97c9b3bc51b82210d7421df1b37 (MD5) Previous issue date: 2010-01-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13295/422392.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO ARTÍSTICApor
dc.subjectARTE - ENSINOpor
dc.subjectESTÉTICApor
dc.subjectNARRATIVApor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectRELATOS PESSOAISpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleVidas de arte-educadoraspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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