Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStadtlober, Cláudia de Salles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4730010148724067por
dc.contributor.advisor1Morosini, Marília Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:05Z-
dc.date.available2010-03-26-
dc.date.issued2010-01-19-
dc.identifier.citationSTADTLOBER, Cláudia de Salles. Qualidade do ensino superior no curso de administração : a avaliação dos egressos. 2010. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3642-
dc.description.resumoA qualidade do ensino superior vem sendo questionada constantemente no Brasil e tem sido regulada pelo Estado. Os cursos de nível superior crescem em números significativos, em especial o curso de administração: é o primeiro curso em número de ingressos e em número de formados por ano. O presente estudo desenvolvido no CEES Centro de Estudos em Educação Superior, na PUCRS, tem como objetivo analisar como o egresso avalia a qualidade de seu curso de graduação em relação a sua qualificação na profissão de administrador. A tese defendida no estudo é: A qualificação do egresso de administração para a empregabilidade é decorrente da qualidade do ensino superior e do envolvimento do estudante na sua formação. Para tanto, utilizou dados de egressos do INEP/MEC, elaborando indicadores de qualidade para a avaliação dos cursos de administração a partir da satisfação, da congruência e da empregabilidade no mercado de trabalho. O referencial teórico sustenta-se em autores internacionais e nacionais (CABRERA, HOLLAND, MOROSINI, TEZANOS) e aborda a satisfação e qualidade na perspectiva do sistema de ensino superior. Apresenta o histórico de educação superior no Brasil, seu desenvolvimento, o reconhecimento da profissão de administrador, a qualidade de ensino do curso de administração, os modelos de avaliação do MEC, o SINAES e, especificamente, o ENADE 2006 do curso de administração. Refere também o mercado de trabalho, sua evolução, impacto social dos egressos e empregabilidade. A metodologia utilizada no desenvolvimento do estudo foi inicialmente quantitativa, com uma análise dos dados do ENADE 2006 de administração, depois foi elaborada e aplicada uma survey. Este questionário foi aplicado aos egressos de administração de uma IES privada, sendo posteriormente efetivada uma parte qualitativa da pesquisa com a técnica de grupo focal, com 7 egressos. A análise dos dados confirma as hipóteses indicadas neste trabalho. Conclui-se que a qualidade do ensino superior tem muitos fatores envolvidos, não só os teóricos, mas outros que são desenvolvidos em diferentes momentos da formação dos egressos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422042.pdf: 2655168 bytes, checksum: 0b22d3b6f76138be2a5266987cf74451 (MD5) Previous issue date: 2010-01-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13357/422042.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO - ESTUDO E ENSINOpor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - AVALIAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - QUALIDADEpor
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectMERCADO DE TRABALHOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleQualidade do ensino superior no curso de administração : a avaliação dos egressospor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
422042.pdfTexto Completo2,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.