Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3642
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Stadtlober, Cláudia de Salles | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4730010148724067 | por |
dc.contributor.advisor1 | Morosini, Marília Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:05Z | - |
dc.date.available | 2010-03-26 | - |
dc.date.issued | 2010-01-19 | - |
dc.identifier.citation | STADTLOBER, Cláudia de Salles. Qualidade do ensino superior no curso de administração : a avaliação dos egressos. 2010. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3642 | - |
dc.description.resumo | A qualidade do ensino superior vem sendo questionada constantemente no Brasil e tem sido regulada pelo Estado. Os cursos de nível superior crescem em números significativos, em especial o curso de administração: é o primeiro curso em número de ingressos e em número de formados por ano. O presente estudo desenvolvido no CEES Centro de Estudos em Educação Superior, na PUCRS, tem como objetivo analisar como o egresso avalia a qualidade de seu curso de graduação em relação a sua qualificação na profissão de administrador. A tese defendida no estudo é: A qualificação do egresso de administração para a empregabilidade é decorrente da qualidade do ensino superior e do envolvimento do estudante na sua formação. Para tanto, utilizou dados de egressos do INEP/MEC, elaborando indicadores de qualidade para a avaliação dos cursos de administração a partir da satisfação, da congruência e da empregabilidade no mercado de trabalho. O referencial teórico sustenta-se em autores internacionais e nacionais (CABRERA, HOLLAND, MOROSINI, TEZANOS) e aborda a satisfação e qualidade na perspectiva do sistema de ensino superior. Apresenta o histórico de educação superior no Brasil, seu desenvolvimento, o reconhecimento da profissão de administrador, a qualidade de ensino do curso de administração, os modelos de avaliação do MEC, o SINAES e, especificamente, o ENADE 2006 do curso de administração. Refere também o mercado de trabalho, sua evolução, impacto social dos egressos e empregabilidade. A metodologia utilizada no desenvolvimento do estudo foi inicialmente quantitativa, com uma análise dos dados do ENADE 2006 de administração, depois foi elaborada e aplicada uma survey. Este questionário foi aplicado aos egressos de administração de uma IES privada, sendo posteriormente efetivada uma parte qualitativa da pesquisa com a técnica de grupo focal, com 7 egressos. A análise dos dados confirma as hipóteses indicadas neste trabalho. Conclui-se que a qualidade do ensino superior tem muitos fatores envolvidos, não só os teóricos, mas outros que são desenvolvidos em diferentes momentos da formação dos egressos. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422042.pdf: 2655168 bytes, checksum: 0b22d3b6f76138be2a5266987cf74451 (MD5) Previous issue date: 2010-01-19 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13357/422042.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ADMINISTRAÇÃO - ESTUDO E ENSINO | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - QUALIDADE | por |
dc.subject | FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | MERCADO DE TRABALHO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Qualidade do ensino superior no curso de administração : a avaliação dos egressos | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
422042.pdf | Texto Completo | 2,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.