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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3639
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Viebrantz, Rosalir | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4818767237971679 | por |
dc.contributor.advisor1 | Morosini, Marília Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:04Z | - |
dc.date.available | 2010-03-23 | - |
dc.date.issued | 2010-01-20 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3639 | - |
dc.description.resumo | A tese A Qualidade da Graduação na Educação Superior Tecnológica no Brasil: Impactos e Desafios integra a produção do Centro de Estudos de Educação Superior PUCRS, da Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior, do Observatório de Educação CAPES/INEP e do Programa de Pesquisa CAPES Universidade do Texas. O ritmo do crescimento dos cursos de educação tecnológica nos últimos anos tem sido ligeiramente maior do que o observado em anos anteriores; com isso a temática da garantia de qualidade tornou-se relevante nesse cenário. Esta tese parte do entendimento que o sistema de certificação da qualidade da Educação Superior Tecnológica Brasileira acarreta melhoria ao curso de graduação. O ponto central desta pesquisa é a qualidade na educação superior tecnológica e a garantia de qualidade. O estudo teve como objetivo investigar a qualidade na educação superior tecnológica em tempos de expansão do Sistema de Educação Superior, na perspectiva dos sistemas de garantia de qualidade: acreditação, avaliação e auditoria. A abordagem metodológica de cunho qualitativo fundamentou-se em um estudo de caso, observação participante e análise de conteúdo. Para a obtenção dos dados, além das fontes documentais, fizeram-se também observações e entrevistas. As observações (ANDRÉ, 1995) de eventos, locais, pessoas, situações e faculdades ocorreram em ambientes de educação superior tecnológica. As entrevistas, semi-estruturadas, ocorreram com gestores e a coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Como complemento, foi realizado um estudo da educação profissional tecnológica Americana, no Community College Campus Rio Grande, no Estado do Texas Austin USA. O cerne da investigação deu-se em relação à educação tecnológica no Brasil, com o Sistema S, e a pesquisa foi realizada no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Senac-RS, na Fatec-POA, no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os sistemas de garantia de qualidade foram analisados na perspectiva das normas de qualidade ISO 9001:2000 e SINAES. Os resultados evidenciaram que, em ambos os Países, a Educação Superior Profissional Tecnológica foi historicamente relegada a um segundo plano; nasceu para atender aos menos favorecidos e continua, até hoje, atendendo alunos oriundos de uma classe menos abastada; oferece cursos superiores de menor duração, mais práticos, preparando esses alunos para o ingresso imediato no mercado de trabalho. Tanto no Senac-RS, quanto no Community College, Campus Rio Grande, constatou-se uma preocupação constante com a questão da qualidade. Em relação aos sistemas de garantia de qualidade implantados no Senac-RS, a pesquisa evidenciou que a norma ISO 9001:2000 trouxe melhorias, de modo particular, à gestão de resultados econômicos e dos processos da Educação Superior. O SINAES trouxe melhoria na qualidade da educação superior, na gestão institucional e nos processos de avaliação do curso. O estudo revelou que a norma de qualidade mais adequada em ambientes de aprendizagem da educação profissional tecnológica é a ISO/IEC 19761-1:2005 e as especificações PAS 1032-1. A pesquisa concluise elencando nove dimensões e indicadores de qualidade para avaliar o Curso de Graduação Tecnológico. As dimensões são: Inclusão na Economia do Conhecimento; Organização/Técnica; Planejamento do Curso; Organização do Curso; Implantação do Curso; Apoio ao Aluno; Apoio ao Educador; Acesso à Rede Educacional; Avaliação/Auditoria. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421864.pdf: 2914057 bytes, checksum: 45eba67a83ed687e049f4bc000d28d5d (MD5) Previous issue date: 2010-01-20 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13309/421864.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - QUALIDADE | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO TÉCNICA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A qualidade da graduação na educação superior tecnológica no Brasil : impactos e desafios | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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421864.pdf | Texto Completo | 2,85 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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