Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3637
Document type: Tese
Title: Bons Professores que fazem a diferença na vida do aluno : saberes e práticas que caracterizam sua liderança
Author: Bühler, Caren 
Advisor: Castro, Marta Luz Sisson de
Abstract (native): A tese intitulada Bons Professores que fazem a diferença na vida do aluno: saberes e práticas que caracterizam a sua liderança, resulta da seguinte problemática: por quê, em contextos educativos muitas vezes conflituosos, apresentando estruturas físicas inadequadas devido à precariedade de investimentos públicos, onde a falta de limites de um grande número de alunos leva à desmotivação dos professores e ao descrédito da educação, encontramos professores que resistem a esses fatores condicionantes negativos e se destacam positivamente mediante a sua docência? A indagação nos desafiou a buscar referenciais de bom professor na literatura, sendo que os agrupamos da seguinte forma: I - Valorização do relacionamento com os alunos; II - Dialética entre a objetividade e a subjetividade: comprometimento com os conteúdos curriculares, bem como com as condições de aprendizagem dos alunos; III - Processo de estar em formação constante (autoformação) que amplia a consciência social e espiritual do professor. A Partir disso, realizamos uma pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso do bom professor existente na escola, a qual teve na etnografia seu suporte científico, o que permitiu a exploração do fenômeno bom professor, ouvindo-o e observando-o, sem partir de hipóteses prévias sobre os pressupostos de sua qualidade, mas sim, construindo esses pressupostos durante o processo de pesquisa. A leitura da realidade foi realizada em seis escolas municipais de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, sendo que identificamos, nos bons professores observados (apontados pelos supervisores pedagógicos das respectivas escolas), indicativos de boa docência relacionados ao afeto, à firmeza e ao conhecimento teórico. A análise teórica desses dados resultou em três categorias que definem o trabalho do bom professor: I - Metodologia inclusiva norteada pelo afeto e pela firmeza; II - Conhecimento teóricoprático; III - Prática docente inovadora e motivadora. O conjunto dessas categorias legitima os saberes e as práticas da liderança docente, a qual se fundamenta em concepções educativas que rompem com as práticas norteadas pela intransigência e omissão frente aos desafios escolares e substituindo-as por práticas inclusivas e que contemplem os desafios do contexto educacional atual.
Keywords: EDUCAÇÃO
LIDERANÇA (EDUCAÇÃO)
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
SUPERVISÃO ESCOLAR
PEDAGOGIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BÜHLER, Caren. Bons Professores que fazem a diferença na vida do aluno : saberes e práticas que caracterizam sua liderança. 2010. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3637
Issue Date: 19-Jan-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
421862.pdfTexto Completo817.83 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.