Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218796Z5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mosquera, Juan José Mouriño | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:03Z | - |
dc.date.available | 2010-03-19 | - |
dc.date.issued | 2010-01-08 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Angelita da Rocha Oliveira. Os professores da educação profissional : sujeitos (re) inventados pela docência. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3636 | - |
dc.description.resumo | Em todos os discursos, dos teóricos aos políticos, a educação é apresentada como a melhor alternativa para se atingir o desenvolvimento social e o equilíbrio econômico que as nações tanto almejam. No entanto, quase sempre, a figura do professor é esquecida nestes discursos como se não fossem eles os únicos capazes de operar a verdadeira mudança na educação e transformar a sociedade como um todo. Este estudo tem por objetivo investigar os processos de construção da identidade docente em professores da educação profissional, a partir do problema de pesquisa: como os professores dos cursos técnicos percebem a sua identidade profissional. Trata-se de investigação de cunho qualitativo na qual o estudo de caso foi escolhido como metodologia de pesquisa. O problema inicial foi posteriormente desdobrado em três questões de pesquisa nas quais se questiona a relação entre atuação e identificação docente, a relação entre formação e prática e o sentimento de pertença ao grupo. O estudo foi realizado com sete professores que atuam em cursos técnicos e desempenham outras ações profissionais paralelas à docência. Os dados foram recolhidos em entrevistas semi-estruturadas e analisados por meio da análise de conteúdo, descrita por Bardin (1977). Da análise emergiram as categorias: ação, reflexão e relação, as quais foram descritas e interpretadas a luz de alguns autores, entre estes: de Kaufmann (2004), Nóvoa (1992, 1995), Tardif (2006), com os quais aprofundamos e qualificamos as reflexões acerca de alguns conceitos que permearam o estudo tais como: identidade, professoralidade, formação, subjetividade, relações e prática docente entre outros. O estudo apontou que os professores da educação profissional continuam a ser recrutados no mundo do trabalho e iniciam na docência sem formação pedagógica e que, embora prevista em lei, a formação em serviço não acontece ou não contribui para o processo de formação da identidade docente desses professores. Mesmo assim, é possível afirmar que esses professores constroem para si uma identidade profissional/pessoal/docente a partir da ressignificação das vivências da escola e do mundo do trabalho. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421847.pdf: 689413 bytes, checksum: 56f482e2d7c1ce0ae5f83f071aaa61db (MD5) Previous issue date: 2010-01-08 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13267/421847.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Os professores da educação profissional : sujeitos (re) inventados pela docência | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
421847.pdf | Texto Completo | 673,25 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.