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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorrêa, Maria Alice Schida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208692Y6por
dc.contributor.advisor1Portal, Leda Lísia Franciosi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:03Z-
dc.date.available2010-03-19-
dc.date.issued2010-01-11-
dc.identifier.citationCORRÊA, Maria Alice Schida. Educação ambiental : uma possível alternativa para a construção da cidadania. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3634-
dc.description.resumoA pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, visou identificar, junto aos profissionais de educação, que entendimento de educação ambiental possuem e como percebem as possíveis contribuições para a formação de um ser mais integral e a conquista da cidadania. O estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Edgar Morin, Fritjof Capra, Bassarab Nicolescu, Ken Wilber e Leonardo Boff no que se refere a ser humano e mudança de paradigma, estabelecendo-se uma interlocução com a educação ambiental, a cidadania e a ética com base nos estudos de Humberto Maturana, Henrique Leff, Philippe Layrargues, Philippe Perrenoud e Hans Jonas. O campo empírico da investigação foi em uma escola municipal de ensino fundamental, localizada em Porto Alegre - RS. Os sujeitos participantes foram os professores das séries iniciais do ensino fundamental. Para a coleta dos dados, foram utilizadas diferentes fontes de evidências: entrevistas, observações e análise documental. Da análise dos dados emergiram as categorias, que se interrelacionam, tiveram seus dados analisados e foram assim denominadas: ser humano, educação ambiental e cidadania além de dois aspectos que merecem destaque, a responsabilidade e o cuidado como atitudes fundamentais do ser humano. A educação ambiental na escola é uma alternativa para a formação de um ser humano integral e para a construção da cidadania, desde que, entendida como um processo educativo em que a transdisciplinaridade seja objetivada e a transversalidade de conceitos efetivada, permitindo a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como a ampliação da consciência.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421849.pdf: 10318443 bytes, checksum: 548e97a81a00388be3de5f173add20a0 (MD5) Previous issue date: 2010-01-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13367/421849.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpor
dc.subjectCIDADANIApor
dc.subjectEDUCADORESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação ambiental : uma possível alternativa para a construção da cidadaniapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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