Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3634
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Corrêa, Maria Alice Schida | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208692Y6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Portal, Leda Lísia Franciosi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:03Z | - |
dc.date.available | 2010-03-19 | - |
dc.date.issued | 2010-01-11 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Maria Alice Schida. Educação ambiental : uma possível alternativa para a construção da cidadania. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3634 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, visou identificar, junto aos profissionais de educação, que entendimento de educação ambiental possuem e como percebem as possíveis contribuições para a formação de um ser mais integral e a conquista da cidadania. O estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Edgar Morin, Fritjof Capra, Bassarab Nicolescu, Ken Wilber e Leonardo Boff no que se refere a ser humano e mudança de paradigma, estabelecendo-se uma interlocução com a educação ambiental, a cidadania e a ética com base nos estudos de Humberto Maturana, Henrique Leff, Philippe Layrargues, Philippe Perrenoud e Hans Jonas. O campo empírico da investigação foi em uma escola municipal de ensino fundamental, localizada em Porto Alegre - RS. Os sujeitos participantes foram os professores das séries iniciais do ensino fundamental. Para a coleta dos dados, foram utilizadas diferentes fontes de evidências: entrevistas, observações e análise documental. Da análise dos dados emergiram as categorias, que se interrelacionam, tiveram seus dados analisados e foram assim denominadas: ser humano, educação ambiental e cidadania além de dois aspectos que merecem destaque, a responsabilidade e o cuidado como atitudes fundamentais do ser humano. A educação ambiental na escola é uma alternativa para a formação de um ser humano integral e para a construção da cidadania, desde que, entendida como um processo educativo em que a transdisciplinaridade seja objetivada e a transversalidade de conceitos efetivada, permitindo a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como a ampliação da consciência. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421849.pdf: 10318443 bytes, checksum: 548e97a81a00388be3de5f173add20a0 (MD5) Previous issue date: 2010-01-11 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13367/421849.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | por |
dc.subject | CIDADANIA | por |
dc.subject | EDUCADORES | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Educação ambiental : uma possível alternativa para a construção da cidadania | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
421849.pdf | Texto Completo | 10,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.