Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3633
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Azevedo, Maria Otília Borba de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227954P0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mosquera, Juan José Mouriño | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:02Z | - |
dc.date.available | 2010-03-19 | - |
dc.date.issued | 2010-01-11 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3633 | - |
dc.description.resumo | Esse estudo objetivou verificar através de relatos como se desenvolve a temática do Idoso e se está presente no Ensino Fundamental. Foram oito entrevistados: equipe diretiva (dois membros) e dois professores do Ensino Fundamental, ambos da rede pública e privada de Porto Alegre. Três gestores políticos (RS): gestor da Secretaria Estadual de Educação, membro do Conselho Estadual de Educação, membro do Conselho Estadual do Idoso e representante da Organização Civil de Idosos (RS). Como metodologia, apoiou-se na análise de documentos, entrevistas semi-estruturadas com respostas abertas para os participantes, situando-se no paradigma qualitativo de cunho descritivo-interpretativo. Na triangulação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, que permitiu encontrar as categorias: 1. Concepção de ser humano: um ser em evolução - nascer, crescer e morrer é roteiro natural da vida; 1.1. Concepção de Velhice: idade cronológica, funcional e envelhecimento ativo. A posteriori: 2. Relatos de Experiência - Vivências Pessoais, Profissionais e Sociais: revelaram-se as experiências das práticas pedagógicas e/ou de gestão política e associativa. Conteúdos sobre o idoso não constam nos projetos pedagógicos, excetuando uma escola. 2.1. Trocas intergeracionais: é eficaz para o meio escolar e social entre diferentes gerações; 3. Fatores Sociais: a velhice é produto de uma cultura. Há carências de políticas públicas adequadas para idosos; 3.1. Estereótipos em relação à velhice: indicou preconceitos, porém, a educação pode descortinar um futuro de valorização para o idoso; 3.2. Qualidade de vida: estimular o convívio social e familiar na fase tardia, enaltecendo o bem-estar; 4. Posicionamento frente à implementação da temática nas escolas e sua importância: o meio educacional deve preparar as crianças e jovens para essa fase e para um acolhimento digno para com o idoso; 4.1. Interdisciplinaridade: as disciplinas devem dialogar entre si, harmonizando os conteúdos para uma educação integral; 4.2. O processo de envelhecimento e valorização do idoso como tema transversal: com unanimidade nas respostas. A legislação educacional dá abertura para implementar a temática, entretanto, deve haver obrigatoriedade, sugerindo-a como tema transversal nos projetos pedagógicos; 5. Justificativa para a Educação: A análise dos dados da pesquisa ratificou a necessidade da educação trabalhar conteúdos pertinentes, não somente por dever legal, mas por respeito e solidariedade. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421853.pdf: 733847 bytes, checksum: 47ecd43d89c2f5ac3b6c9cbe3c4c58aa (MD5) Previous issue date: 2010-01-11 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13349/421853.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO E SOCIEDADE | por |
dc.subject | INTERDISCIPLINARIDADE | por |
dc.subject | ENVELHECIMENTO | por |
dc.subject | IDOSOS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A possibilidade de crescer através dos tempos : inserção de conteúdos sobre o idoso no ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
421853.pdf | Texto Completo | 716.65 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.