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dc.creatorAraújo, Ana Paula-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234579Z6por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcos Villela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:02Z-
dc.date.available2010-03-19-
dc.date.issued2010-01-07-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Paula. Justiça restaurativa na escola : perspectiva pacificadora?. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3631-
dc.description.resumoEsse estudo tem como propósito descrever e refletir sobre o processo de implementação da primeira Central de Práticas Restaurativas em uma escola de ensino fundamental de grande porte da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Essa implementação foi decorrente do estabelecimento de uma parceria com o Projeto Justiça para o Século 21, criado pelo juíz Leoberto Narciso Brancher, da 3ª. Vara da Infância e da Juventude desta capital, e atualmente coordenado por Armando Afonso Konzen. O Projeto tem como objetivo divulgar e auxiliar no processo de implementação, em instituições interessadas em Porto Alegre de práticas de justiça restaurativa, através de um método de resolução não-violento de conflitos, chamado Círculo Restaurativo. Esse método visa possibilitar a criação de acordos consensuais cooperativos com o auxílio de convidados da comunidade escolar e de um coordenador que utiliza a comunicação não-violenta, concebida por Marshall Rosemberg, para viabilizar essa intervenção de propósitos pacificadores e construtivos. Esta pesquisa qualitativa é um estudo de caso que buscou saber qual a repercussão e desafios emergentes durante a adoção de Círculos Restaurativos como estratégia de resolução de conflitos na escola, sendo que os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada, a análise documental e a observação. Com os dados coletados foi feita uma Análise Textual Discursiva. A partir disso, são apontadas as principais influências que a experiência de participar do Círculo Restaurativo trouxe para a vida dos participantes dessa forma de resolver conflitos bem como para as relações inter-pessoais na escola.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421845.pdf: 5961037 bytes, checksum: 111f5d821f74e5e573eaee6370f1e39c (MD5) Previous issue date: 2010-01-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13325/421845.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectSOCIOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subjectJUSTIÇA RESTAURATIVApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleJustiça restaurativa na escola : perspectiva pacificadora?por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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