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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3629
Document type: | Dissertação |
Title: | Professores de alunos com deficiência visual : saberes, competências e capacitação |
Author: | Silveira, Cíntia Murussi |
Advisor: | Carvalho, Isabel Cristina de Moura |
Abstract (native): | Esta dissertação pesquisou as competências, os saberes e o impacto da capacitação dos professores das Salas de Recursos de alunos com Deficiência Visual. Esta necessidade surge da importância em aprofundar o conhecimento específico da área da Deficiência Visual, isto é, saberes e competências necessárias a atuação dos professores frente a este alunado. A partir do diálogo que estabelecemos com autores como Jacques Delors, Maurice Tardif, Maria Teresa Eglér Mantoan, Philippe Perrenoud, Deborah Deutsch Smith entre outros, pensamos que o professor, um dos agentes do processo educativo, é peça fundamental na condução do processo de ensino e aprendizagem. Realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista semi-estruturada e, a partir deste instrumento, ouvimos 17 professores que trabalham com deficientes visuais nas seguintes cidades: Porto Alegre, Viamão, Canoas, São Leopoldo, Cruz Alta, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, Santo Ângelo, Gravataí, Alvorada. As entrevistas foram realizadas em sua maioria nas Escolas, com grande colaboração dos professores participantes. Os principais resultados que emergiram desta pesquisa foram: a) as três disciplinas: Informática, Orientação e Mobilidade e Soroban que compõem o atendimento especializado dos alunos com deficiência visual, ainda não são vistas como prioridade no ensino destes alunos pelos professores pesquisados; b) na percepção dos professores pesquisados o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência visual não acontece de forma isolada, mas também na interação entre os colegas videntes; c) a competência mais valorizada nas entrevistas foi a competência técnica/Aprender a conhecer/Saber, seguidas pelas a Aprender a Fazer/Saber Fazer/Competências Metodológicas, Aprender a Conviver/Saber Estar/Competências Participativas e a Competência Aprender a Ser/Saber Ser/Competências Pessoais; d) os profissionais pesquisados demonstraram em sua maioria clareza da importância do seu trabalho para os alunos deficientes visuais, apesar de indicarem a necessidade de maior capacitação nas disciplinas específicas do atendimento educacional especializado para deficientes visuais, particularmente nas disciplinas orientação e mobilidade, informática e soroban ; e) a inclusão educacional dos alunos com baixa visão ou cegueira é relatada como bem sucedida nas Escolas em que as Salas de Recursos cumprem seu papel. Com a análise destes resultados, obtivemos um melhor entendimento do trabalho do professor da Sala de Recursos e do funcionamento deste espaço como recurso fundamental de apoio à aprendizagem dos alunos com Deficiência Visual. |
Keywords: | EDUCAÇÃO ESPECIAL PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA VISUAL - EDUCAÇÃO INCLUSÃO ESCOLAR |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3629 |
Issue Date: | 6-Jan-2010 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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421421.pdf | Texto Completo | 1.83 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
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