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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3628
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Possibilidades de constituição do educador em química |
Autor: | Zucolotto, Andréia Modrzejewski ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Marcos Villela |
Resumo: | Esta tese investiga a constituição do educador em Química na Educação Básica. A inspiração para essa investigação nasceu de vivências cotidianas as quais se mesclam ao aporte teórico para a análise qualitativa desenvolvida. O corpus de análise foi construído a partir de entrevistas semiestruturadas a dois professores de Química do Ensino Médio, atuantes em Porto Alegre - Rio Grande do Sul. O objetivo da investigação é mostrar as diversas possibilidades de torna-se educador em Química, bem como a não existência de um modelo ou uma identidade fixa a perseguir para a docência nessa disciplina, além de apontar arranjos possíveis nas vivências de cada professor, dadas as contingências e as particularidades da situação no processo de vir-a-ser educador em Química. São apresentadas algumas especificidades da Educação Química e a consolidação desse campo de saber, legitimado como o espaço para tratar assuntos referentes à formação de professores nesta área e os objetivos do ensino de Química, mostrando os discursos ali engendrados, os quais interpelam e constituem os educadores desta área. A incompletude da formação de professores é assumida em suas infinitas possibilidades e limitações. Assim, a análise da formação é feita a partir das narrativas dos professores entrevistados, corroborando a noção de processo permanente na constituição do educador em Química que vai buscar na prática, na coletividade e em outros importantes espaços, possibilidades para a invenção de outras formas de ser. A argumentação apresentada traz subsídios para a ideia de que a constituição desse educador se dá no entrelaçamento de múltiplos acontecimentos da vida do professor, perpassando o desenvolvimento de um compromisso ético, para com sua prática e sua qualificação, justaposto a implementação de políticas de formação docente que valorizam os saberes experienciais. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL QUÍMICA - ENSINO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ZUCOLOTTO, Andréia Modrzejewski. Possibilidades de constituição do educador em química. 2010. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3628 |
Data de defesa: | 12-Jan-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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421422.pdf | Texto Completo | 807,85 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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