Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3626
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Borges, Liana da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5184515640462362 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marcos Villela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:01Z | - |
dc.date.available | 2010-01-18 | - |
dc.date.issued | 2009-03-12 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Liana da Silva. A alfabetização de jovens e adultos como movimento : um recorte na genealogia do MOVA. 2009. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3626 | - |
dc.description.resumo | A presente Tese reflete o percurso da alfabetização de jovens e adultos a partir do recorte temporal que abrange o final da década de 1950 até o ano de 2002. Como este período se caracteriza pela complexidade de experiências de alfabetização de jovens e adultos, tornou-se necessário estudar causas e conseqüências apoiadas em contextos sociohistóricos relativos às estratégias que o país vinha encontrando para atingir os níveis de alfabetismo e de escolarização pretendidos. Para realizar este estudo foram eleitos dois movimentos de alfabetização que tiveram e/ou têm importância na busca da superação do analfabetismo: O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) e o Movimento de Alfabetização de adultos de São Paulo (MOVA-SP). Ambos foram abordados tendo em vista suas estruturas de funcionamento, princípios, objetivos e metas que, em certa medida, traduzem dois campos divergentes em termos de concepção e de práticas de alfabetização. O MOBRAL, com características assistenciais e voltado para uma visão de alfabetização compensatória, desenvolveu um sistema de educação que marcou a vida de milhões de brasileiros por mais de quinze anos, tendo atingido a totalidade do território nacional. O MOVA-SP, com caráter libertador, assumiu a alfabetização como parte da construção de sujeitos capazes de mudar os rumos de suas vidas e do país, na direção da superação dos processos de exclusão e de alargamento das igualdades socioeconômicas. As análises, foram ancoradas em material publicado em livros, documentos, pesquisas acadêmicas e a partir dos depoimentos de pessoas-chave: Arlindo Corrêa Lopes (ex-presidente do MOBRAL), Carlos Rodrigues Brandão (MEB e MOVAs), Pedro Pontual (MOVA-SP), Moacir Gadotti (MOVA-SP), Ana Maria Freire e Osmar Fávero (MEB). Para o estudo, foram elencadas as seguintes categorias: conceito de parceria, concepção de alfabetização, formação de educadores e material didático. No decurso da reflexão, derivações surgiram das categorias originalmente formuladas, suscitando três dispositivos de análise: temporalidade, abrangência e imaginário. Chegou-se à conclusão de que somente o desvelamento da natureza política e epistemológica desses movimentos ou de outros programas de alfabetização de jovens e adultos/EJA, assegurarão bases adequadas para erguermos Políticas Públicas de Estado duradouras e eficazes, condição para que possamos desfrutar de um Brasil alfabetizado. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 416196.pdf: 477032 bytes, checksum: 3f1b3c6a22ee1ae3a5bdc7114c562222 (MD5) Previous issue date: 2009-03-12 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13265/416196.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO POPULAR | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO DE ADULTOS | por |
dc.subject | ALFABETIZAÇÃO | por |
dc.subject | MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A alfabetização de jovens e adultos como movimento : um recorte na genealogia do MOVA | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
416196.pdf | Texto Completo | 465.85 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.