Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3625
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Limeira, Juliana de Matos Quadros | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1636664548422760 | por |
dc.contributor.advisor1 | Portal, Leda Lísia Franciosi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:00Z | - |
dc.date.available | 2010-01-11 | - |
dc.date.issued | 2009-12-15 | - |
dc.identifier.citation | LIMEIRA, Juliana de Matos Quadros. (Re)conhecer-se : um percurso pelas experiências da trajetória de vida e nela a formação profissional do professor que exerce a sua docência junto a alunos com deficiência visual. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3625 | - |
dc.description.resumo | Professor é antes de tudo e em sua essência, Pessoa. Portanto, independentemente de sua trajetória, possui uma trajetória singular que se preencheu e se preenche das mais variadas experiências, nos mais diversos contextos do seu viver. Considerando que o professor é Pessoa torna-se contraditório querer desvincular o seu eu profissional do seu eu pessoal. Por meio de uma abordagem humanística foram desenvolvidas as relações e os caminhos que se traçou ao longo deste projeto. Para tanto, este estudo propôs a seguinte investigação central: Que experiências da trajetória de vida na formação profissional dos professores que trabalham junto a alunos com deficiência visual, contribuíram para constituir o docente em que se tornou? Como objetivo geral, propus: Questionar os professores que trabalham junto a alunos com deficiência visual no ISL sobre experiências de vida que construíram em sua formação profissional para constituírem o docente que hoje são. Por meio de uma pesquisa que utilizou como metodologia o paradigma qualitativo interpretativo, foram selecionados cinco professores como sujeitos da investigação, sendo três mulheres e dois homens que trabalham exclusivamente junto a crianças com deficiência visual de variados níveis de escolaridade (seja em atividade extra-classe ou na preparação para a inclusão em classes regulares), desde a Educação Infantil até o Nível Médio. Para suporte desta investigação, utilizei como instrumentos de pesquisa a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas. A análise de conteúdo das observações e entrevistas ocorreu por meio da análise textual qualitativa (Moraes, 2007). Ao concluir a pesquisa e analisar os dados, emergiram as seguintes categorias: Ser professor em um processo de vida plena ; Emocionar-se na relação: um diálogo entre sentir, significar e fazer; Prática reflexiva: rompendo paradigmas; Encarando desafios na educação inclusiva: enfrentamento e transcendência. Essas categorias buscam apresentar a trajetória de vida dos professores entrevistados, as suas concepções com relação à pessoa, ao ensino-aprendizagem e a si próprio, demonstrando que aquilo que são em essência como pessoas caminha em unidade com aquilo que são como profissionais. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419413.pdf: 736266 bytes, checksum: efd78bf76af4e35a33d6b530ff893713 (MD5) Previous issue date: 2009-12-15 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13251/419413.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA VISUAL - EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | INCLUSÃO ESCOLAR | por |
dc.subject | RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO | por |
dc.subject | RELATOS PESSOAIS | por |
dc.subject | AFETIVIDADE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | (Re)conhecer-se : um percurso pelas experiências da trajetória de vida e nela a formação profissional do professor que exerce a sua docência junto a alunos com deficiência visual | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
419413.pdf | Texto Completo | 719,01 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.