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dc.creatorTauchen, Gionara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1968912102415212por
dc.contributor.advisor1Portal, Leda Lísia Franciosi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:00Z-
dc.date.available2010-01-06-
dc.date.issued2009-08-21-
dc.identifier.citationTAUCHEN, Gionara. O princípio da indissociabilidade universitária : um olhar transdisciplinar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. 2009. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3624-
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender os fundamentos sociais da pesquisa científica e o papel das universidades como campo para sua realização; o surgimento do ensino superior e das universidades brasileiras, analisa o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na organização deste sistema universitário; as implicações epistemológicas e paradigmáticas subjacentes ao seu atendimento na realização das atividadesmeio da universidade e as contribuições dos fundamentos da complexidade e da transdisciplinaridade. A investigação, orientada pela filosofia hermenêutica, sustenta a tese de que o princípio da indissociabilidade, na realização das atividades-meio da universidade, ensino, pesquisa e extensão, implica mudanças epistemológicas e paradigmáticas nas condições contemporâneas da universidade, pois demanda a apropriação e produção de conhecimentos contextualizados, complexos e transdisciplinares, superando, progressivamente, os princípios do paradigma da modernidade subjacentes à organização e ao desenvolvimento dessas atividades. Sugere-se, para tanto, a atitude transdisciplinar, viabilizada pelos pilares da Complexidade, Lógica do Terceito Incluído e Níveis de Realidade, proporcionando referenciais para pensar a indissociabilidade como um princípio epistemológico coerente com a pluralidade e universalidade do conhecimento que deve perpassar as atividades da universidade.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 418585.pdf: 1177442 bytes, checksum: f3b95cfdeb87a9d7780f67af950e5403 (MD5) Previous issue date: 2009-08-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13240/418585.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENSINO SUPERIOR - BRASILpor
dc.subjectEXTENSÃO UNIVERSITÁRIApor
dc.subjectFILOSOFIA DA EDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO princípio da indissociabilidade universitária : um olhar transdisciplinar nas atividades de ensino, pesquisa e extensãopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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