Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3624
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Tauchen, Gionara | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1968912102415212 | por |
dc.contributor.advisor1 | Portal, Leda Lísia Franciosi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:00Z | - |
dc.date.available | 2010-01-06 | - |
dc.date.issued | 2009-08-21 | - |
dc.identifier.citation | TAUCHEN, Gionara. O princípio da indissociabilidade universitária : um olhar transdisciplinar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. 2009. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3624 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca compreender os fundamentos sociais da pesquisa científica e o papel das universidades como campo para sua realização; o surgimento do ensino superior e das universidades brasileiras, analisa o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na organização deste sistema universitário; as implicações epistemológicas e paradigmáticas subjacentes ao seu atendimento na realização das atividadesmeio da universidade e as contribuições dos fundamentos da complexidade e da transdisciplinaridade. A investigação, orientada pela filosofia hermenêutica, sustenta a tese de que o princípio da indissociabilidade, na realização das atividades-meio da universidade, ensino, pesquisa e extensão, implica mudanças epistemológicas e paradigmáticas nas condições contemporâneas da universidade, pois demanda a apropriação e produção de conhecimentos contextualizados, complexos e transdisciplinares, superando, progressivamente, os princípios do paradigma da modernidade subjacentes à organização e ao desenvolvimento dessas atividades. Sugere-se, para tanto, a atitude transdisciplinar, viabilizada pelos pilares da Complexidade, Lógica do Terceito Incluído e Níveis de Realidade, proporcionando referenciais para pensar a indissociabilidade como um princípio epistemológico coerente com a pluralidade e universalidade do conhecimento que deve perpassar as atividades da universidade. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 418585.pdf: 1177442 bytes, checksum: f3b95cfdeb87a9d7780f67af950e5403 (MD5) Previous issue date: 2009-08-21 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13240/418585.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR - BRASIL | por |
dc.subject | EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | por |
dc.subject | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O princípio da indissociabilidade universitária : um olhar transdisciplinar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
418585.pdf | Texto Completo | 1.15 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.