Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMichel, Neuza Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1959333605283054por
dc.contributor.advisor1Stobäus, Claus Dieter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:00Z-
dc.date.available2010-01-06-
dc.date.issued2009-12-09-
dc.identifier.citationMICHEL, Neuza Barbosa. Adaptação curricular individualizada de alunos disléxicos em atendimento psicopedagógico em escolas municipais de Esteio/RS. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3623-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo descrever o motivo de desenvolver uma adaptação no currículo escolar para alunos com dislexia. O estudo foi realizado com três estudantes do ensino fundamental das escolas municipais de Esteio/RS que chegaram para atendimento psicopedagógico no posto de saúde, cujo diagnóstico para a dificuldade de aprendizagem era dislexia. A partir do momento que se levantou a hipótese de que a criança ou o adolescente tivesse o transtorno, iniciou-se o processo de investigação, sendo necessária avaliação multidisciplinar para a conclusão do diagnóstico. Concomitante ao atendimento psicopedagógico, investigou-se os conhecimentos que a equipe pedagógica e professores tinham sobre dislexia e orientou-os nas defasagens de conhecimento desse transtorno, através de textos e/ou encontros que tratam sobre o tema. As escolas foram orientadas a trabalhar com Adaptação Curricular Individualizada para esses alunos (ACIs) e realizou-se também atendimentos com os pais, explicando-lhes sobre o transtorno de dislexia e orientando-os como poderiam contribuir com desenvolvimento da aprendizagem do filho. A partir dos dados pôde-se descrever, de modo geral, que os professores dizem ter conhecimentos conceituais sobre dislexia, necessitando aprofundar os conhecimentos sobre o tema. Quanto aos alunos, o trabalho vem mostrando resultados na diminuição do fracasso escolar e no desenvolvimento do seu bem-estar, visto aprender a lidar com essa dificuldade. Em relação ao motivo de desenvolver uma adaptação no currículo escolar para alunos com dislexia, foi possível descrever que as adaptações não são rígidas nem permanentes, à medida que a aprendizagem do aluno avança, se modifica, ou até mesmo, quando não se está percebendo que a ACI está beneficiando a sua aprendizagem, esta deve ser reorganizada pelos professores e equipe pedagógica. As considerações refletem que chegar ao diagnóstico de Dislexia não é simples, e que independente de diagnóstico precisamos conhecer em cada aluno, desde o momento em que entra para a escola, onde ele se situa em termos de habilidades escolares.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419310.pdf: 828923 bytes, checksum: 6e65dabf0938ee4323a4466f53a1decf (MD5) Previous issue date: 2009-12-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13234/419310.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subjectAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESpor
dc.subjectDISLEXIApor
dc.subjectCURRÍCULO ESCOLARpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAdaptação curricular individualizada de alunos disléxicos em atendimento psicopedagógico em escolas municipais de Esteio/RSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
419310.pdfTexto Completo809.5 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.