Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3623
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Michel, Neuza Barbosa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1959333605283054 | por |
dc.contributor.advisor1 | Stobäus, Claus Dieter | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:00Z | - |
dc.date.available | 2010-01-06 | - |
dc.date.issued | 2009-12-09 | - |
dc.identifier.citation | MICHEL, Neuza Barbosa. Adaptação curricular individualizada de alunos disléxicos em atendimento psicopedagógico em escolas municipais de Esteio/RS. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3623 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo descrever o motivo de desenvolver uma adaptação no currículo escolar para alunos com dislexia. O estudo foi realizado com três estudantes do ensino fundamental das escolas municipais de Esteio/RS que chegaram para atendimento psicopedagógico no posto de saúde, cujo diagnóstico para a dificuldade de aprendizagem era dislexia. A partir do momento que se levantou a hipótese de que a criança ou o adolescente tivesse o transtorno, iniciou-se o processo de investigação, sendo necessária avaliação multidisciplinar para a conclusão do diagnóstico. Concomitante ao atendimento psicopedagógico, investigou-se os conhecimentos que a equipe pedagógica e professores tinham sobre dislexia e orientou-os nas defasagens de conhecimento desse transtorno, através de textos e/ou encontros que tratam sobre o tema. As escolas foram orientadas a trabalhar com Adaptação Curricular Individualizada para esses alunos (ACIs) e realizou-se também atendimentos com os pais, explicando-lhes sobre o transtorno de dislexia e orientando-os como poderiam contribuir com desenvolvimento da aprendizagem do filho. A partir dos dados pôde-se descrever, de modo geral, que os professores dizem ter conhecimentos conceituais sobre dislexia, necessitando aprofundar os conhecimentos sobre o tema. Quanto aos alunos, o trabalho vem mostrando resultados na diminuição do fracasso escolar e no desenvolvimento do seu bem-estar, visto aprender a lidar com essa dificuldade. Em relação ao motivo de desenvolver uma adaptação no currículo escolar para alunos com dislexia, foi possível descrever que as adaptações não são rígidas nem permanentes, à medida que a aprendizagem do aluno avança, se modifica, ou até mesmo, quando não se está percebendo que a ACI está beneficiando a sua aprendizagem, esta deve ser reorganizada pelos professores e equipe pedagógica. As considerações refletem que chegar ao diagnóstico de Dislexia não é simples, e que independente de diagnóstico precisamos conhecer em cada aluno, desde o momento em que entra para a escola, onde ele se situa em termos de habilidades escolares. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419310.pdf: 828923 bytes, checksum: 6e65dabf0938ee4323a4466f53a1decf (MD5) Previous issue date: 2009-12-09 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13234/419310.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - DIFICULDADES | por |
dc.subject | DISLEXIA | por |
dc.subject | CURRÍCULO ESCOLAR | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Adaptação curricular individualizada de alunos disléxicos em atendimento psicopedagógico em escolas municipais de Esteio/RS | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
419310.pdf | Texto Completo | 809.5 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.