Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPool, Mário Augusto Pires-
dc.contributor.advisor1Portal, Leda Lísia Franciosi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:00Z-
dc.date.available2009-12-22-
dc.date.issued2005-01-26-
dc.identifier.citationPOOL, Mário Augusto Pires. O adolescente e a sua relação com a virtualidade : a busca da autonomia pelo uso do chat . 2005. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3622-
dc.description.resumoEste estudo pretendeu apresentar uma leitura sobre a mediação digital através da compreensão do uso do Chat pelos adolescentes, identificando na sua busca pela autonomia, o uso deste recurso na construção de suas relações. Versou também de como as possíveis mudanças na organização do seu dia-a-dia amparados pela comunicação digital afetam seu cotidiano. Embasado no enriquecimento teórico de onde podemos relacionar os movimentos e conceitos tanto da adolescência como dos elementos que compõem a Cibercultura, a pesquisa procurou apontar as aplicações da ferramenta Chat no uso informal enquanto recurso pedagógico, na visão dos próprios entrevistados e também numa análise construtiva de suas reais possibilidades de um uso mediático natural entre escola e aluno. O campo da pesquisa centrou-se em um grupo de adolescentes, estudantes universitários e usuários diários de um mesmo sistema de Chat por mais de cinco anos. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista aberta e semi-estruturada, diálogos e conversas extraídos do Chat, pelos próprios entrevistados e participantes anônimos. Na conclusão desta pesquisa reflete-se a necessidade do investimento na educação integral que viabilize uma relação com a virtualidade como recurso didático-pedagógico na conquista de uma autonomia permeada por valores, ensinamentos e cuidados éticos e morais que auxiliem na construção de uma adolescência verdadeira e plena.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419170.pdf: 497682 bytes, checksum: 259076ad6de73d535d7166e3b3d524c6 (MD5) Previous issue date: 2005-01-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13236/419170.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMEDIAÇÃOpor
dc.subjectADOLESCENTES - EDUCAÇÃOpor
dc.subjectGRUPOS DE BATE-PAPO PELA INTERNETpor
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpor
dc.subjectINTERNET NA EDUCAÇÃOpor
dc.subjectAUTONOMIA (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectINTERATIVIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO adolescente e a sua relação com a virtualidade : a busca da autonomia pelo uso do chatpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
419170.pdfTexto Completo486,02 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.