Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3621
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodenbusch, Camila de Barros | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0163871640136101 | por |
dc.contributor.advisor1 | Stobäus, Claus Dieter | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:00Z | - |
dc.date.available | 2009-12-22 | - |
dc.date.issued | 2009-12-07 | - |
dc.identifier.citation | RODENBUSCH, Camila de Barros. Ações pedagógicas voltadas a estimulação da inteligência corporal cinestésica e as habilidades motoras de adultos médios e tardios. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3621 | - |
dc.description.resumo | De todas as fases do desenvolvimento humano, a vida adulta média e tardia, merece uma atenção especial, pois nestas fases acentua-se o Processo de Envelhecimento. Vários são os elementos indicadores de um envelhecimento bem-sucedido, sendo um deles a prática regular de atividades físicas e/ou esportivas, pois mesmo com alterações no desempenho físico, se os indivíduos praticarem alguma destas atividades de forma adequada e regular, haverá um favorecimento em diferentes aspectos de sua vida. Além disso, a prática esportiva, no caso deste estudo o Handebol, associado a Teoria das Inteligências Múltiplas, que considera as manifestações corporais como uma forma de inteligência humana, a chamada Inteligência Corporal Cinestésica, pode ser um processo essencialmente educativo, servindo como um instrumento para o desenvolvimento do ser humano em diferentes faixas etárias. Uma Pedagogia do Esporte eficaz pode levar adultos a descobrirem o prazer de se exercitar, auxiliando-os a ter consciência de suas capacidades e limitações. As habilidades adquiridas, criadas ou descobertas durante a prática esportiva, podem auxiliar para realização de atividades e/ou tarefas cotidianas, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e consequentemente um envelhecimento bem-sucedido. A justificativa para esse estudo se dá por acreditar que o professor de Educação Física, ao trabalhar com adultos, deve ir além da simples prática esportiva, pois pode estimular as diferentes inteligências destes sujeitos, principalmente a Corporal Cinestésica, propiciando um melhor aprendizado, assim como uma melhora nas habilidades motoras. O objetivo da pesquisa foi analisar as alterações nas habilidades motoras de mulheres, na etapa de vida adulta média e tardia, decorrentes do Programa de Estimulação da Inteligência Corporal Cinestésica através de Handebol. A pesquisa foi qualitativa, de campo, exploratório-descritivo. O conjunto estudado foi constituído por 6 mulheres acima de 50 anos, que participaram de 10 aulas do Programa de Estimulação da Inteligência Corporal Cinestésica através de Handebol, conforme inscrição para participar da atividade pré determinada e conforme os critérios de inclusão/exclusão do estudo. A coleta de dados ocorreu através da aplicação do Programa de Estimulação da Inteligência Corporal Cinestésica através de Handebol, e consistiu na Observação Assistemática Participante. No sentido de possibilitar o entendimento das atividades, bem como a complementação deste estudo, foi utilizada uma entrevista coletiva focalizada após o término do Programa. Como resultados principais nas três categorias de análise (Passe, 8 Arremesso a Gol, e Posse de Bola e Marcação), as manifestações da Inteligência Corporal Cinestésica foram demonstradas pela maioria das participantes a partir do quinto jogo, o que sugere que deste momento em diante, elas começaram a criar novas soluções para as situações problema apresentadas, naturalmente, pelos fundamentos do Handebol. Através destes dados é possível sugerir que uma Pedagogia do Esporte baseada na Teoria das Inteligências Múltiplas, assim como a compreensão destes professores sobre as manifestações da Inteligência Corporal Cinestésica, pode levar professores de Educação Física, que trabalham modalidades esportivas com adultos médios e tardios, a refletirem sobre suas ações pedagógicas e sobre as diferentes possibilidades de aprendizagem do ser humano, possibilitando assim novos rumos para suas práticas e ações pedagógicas. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419166.pdf: 1460655 bytes, checksum: 4e9a9bb961c58dcaec1d79e5a60aaa13 (MD5) Previous issue date: 2009-12-07 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13172/419166.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO FÍSICA | por |
dc.subject | INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS | por |
dc.subject | ENVELHECIMENTO | por |
dc.subject | MULHERES | por |
dc.subject | ESPORTES | por |
dc.subject | HANDEBOL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Ações pedagógicas voltadas a estimulação da inteligência corporal cinestésica e as habilidades motoras de adultos médios e tardios | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
419166.pdf | Texto Completo | 1,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.