Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamminger, Simone-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744069P8por
dc.contributor.advisor1Bernardes, Nara Maria Guazzelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780085T6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:59Z-
dc.date.available2006-09-28-
dc.date.issued2006-03-31-
dc.identifier.citationRAMMINGER, Simone. Do encontro ao desencontro : fatores relacionados à procura de cursos de EAD em psicologia e à posterior evasão. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3620-
dc.description.resumoCom o desenvolvimento das novas tecnologias, a educação a distância vem ganhando espaço a cada dia e constata-se que a evasão é um de seus maiores problemas, como apontam Kramer (1999), Pallof e Pratt (2004), Coelho (2002), entre outros. O presente estudo, que se caracteriza como uma pesquisa empírica, problematizou fatores relacionados à evasão de alunos matriculados nos cursos de Especialização em Psicologia oferecidos pela PUCRS Virtual. Os objetivos foram: examinar os motivos que levaram os alunos a se matricularem nesses cursos; examinar as expectativas dos alunos antes de efetivarem a matrícula no curso; investigar os fatores relacionados à evasão, apontados pelos alunos. O método empregado foi o estudo de caso e os dados foram coletados por meio de entrevistas por messenger e chat com onze ex-alunos e alunas, que se matricularam nos cursos na edição 2004 e se evadiram no mesmo ano, bem como mediante a análise de documentos. Os resultados indicaram que os alunos se matricularam nos cursos a distância principalmente por interesse pelas áreas de conhecimento dos cursos oferecidos e em função do mercado de trabalho. A expectativa dos alunos que mais se destacou foi a possibilidade de interação com colegas distantes. Os alunos se evadiram devido à falta de disciplina para estudar e autonomia; à falta de tempo para se dedicar aos estudos; à desmotivação; a dificuldades com os conteúdos, materiais e trabalhos das disciplinas; a dificuldades técnicas e de comunicação com o grupo. Tais resultados apontam a necessidade de melhorar o atendimento individualizado ao aluno e de criar condições para que ele se sinta inserido no grupo virtual.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 348273.pdf: 1275109 bytes, checksum: 19c9754ac7a7e815758b2d17fe1af5db (MD5) Previous issue date: 2006-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13226/348273.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO A DISTÂNCIApor
dc.subjectPSICOLOGIA - PÓS-GRADUAÇÃOpor
dc.subjectPSICÓLOGOS - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDo encontro ao desencontro : fatores relacionados à procura de cursos de EAD em psicologia e à posterior evasãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
348273.pdfTexto Completo1.25 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.