Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3620
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ramminger, Simone | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744069P8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bernardes, Nara Maria Guazzelli | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780085T6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:59Z | - |
dc.date.available | 2006-09-28 | - |
dc.date.issued | 2006-03-31 | - |
dc.identifier.citation | RAMMINGER, Simone. Do encontro ao desencontro : fatores relacionados à procura de cursos de EAD em psicologia e à posterior evasão. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3620 | - |
dc.description.resumo | Com o desenvolvimento das novas tecnologias, a educação a distância vem ganhando espaço a cada dia e constata-se que a evasão é um de seus maiores problemas, como apontam Kramer (1999), Pallof e Pratt (2004), Coelho (2002), entre outros. O presente estudo, que se caracteriza como uma pesquisa empírica, problematizou fatores relacionados à evasão de alunos matriculados nos cursos de Especialização em Psicologia oferecidos pela PUCRS Virtual. Os objetivos foram: examinar os motivos que levaram os alunos a se matricularem nesses cursos; examinar as expectativas dos alunos antes de efetivarem a matrícula no curso; investigar os fatores relacionados à evasão, apontados pelos alunos. O método empregado foi o estudo de caso e os dados foram coletados por meio de entrevistas por messenger e chat com onze ex-alunos e alunas, que se matricularam nos cursos na edição 2004 e se evadiram no mesmo ano, bem como mediante a análise de documentos. Os resultados indicaram que os alunos se matricularam nos cursos a distância principalmente por interesse pelas áreas de conhecimento dos cursos oferecidos e em função do mercado de trabalho. A expectativa dos alunos que mais se destacou foi a possibilidade de interação com colegas distantes. Os alunos se evadiram devido à falta de disciplina para estudar e autonomia; à falta de tempo para se dedicar aos estudos; à desmotivação; a dificuldades com os conteúdos, materiais e trabalhos das disciplinas; a dificuldades técnicas e de comunicação com o grupo. Tais resultados apontam a necessidade de melhorar o atendimento individualizado ao aluno e de criar condições para que ele se sinta inserido no grupo virtual. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 348273.pdf: 1275109 bytes, checksum: 19c9754ac7a7e815758b2d17fe1af5db (MD5) Previous issue date: 2006-03-31 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13226/348273.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | por |
dc.subject | PSICOLOGIA - PÓS-GRADUAÇÃO | por |
dc.subject | PSICÓLOGOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Do encontro ao desencontro : fatores relacionados à procura de cursos de EAD em psicologia e à posterior evasão | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
348273.pdf | Texto Completo | 1.25 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.