Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3618
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Zorzan, Adriana Salete Loss | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713666D6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Portal, Leda Lísia Franciosi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:59Z | - |
dc.date.available | 2009-09-21 | - |
dc.date.issued | 2009-09-04 | - |
dc.identifier.citation | ZORZAN, Adriana Salete Loss. Consciência espiritual e social na escola : processo educativo necessário para a formação humana. 2009. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3618 | - |
dc.description.resumo | O tema de pesquisa, Consciência Espiritual e Social na Escola: processo educativo necessário para a Formação Humana, foi desenvolvido a partir do problema Quais são as contribuições das práticas de vivências de autoformação para a ampliação das consciências espiritual e social do sujeito aprendente do contexto escolar?. Teve como objetivos: a) Possibilitar experiências de autoformação aos sujeitos aprendentes a partir de práticas vivenciais para a ampliação das consciências espiritual e social; b) Proporcionar aos sujeitos aprendentes a participação em oficinas de autoformação, como possibilidade de instigá-los à reflexão sobre suas maneiras de ser e de se relacionar consigo e com os outros; c) Descrever e analisar, a partir das narrativas orais e escritas dos sujeitos aprendentes, as experiências constituídas, nas oficinas de autoformação, para a compreensão das contribuições à ampliação das consciências espiritual e social; d) Analisar a importância do trabalho pedagógico de autoformação, a ser desenvolvido nas escolas, para a ampliação das consciências espiritual e social dos sujeitos aprendentes; e) Contribuir com reflexões teóricas e práticas junto às escolas, no sentido de instigá-las na construção de ações pedagógicas de autoformação para a ampliação das consciências espiritual e social dos sujeitos aprendentes. Assim, a investigação sob a abordagem qualitativa, de caráter exploratório descritivo-interpretativo com a metodologia de pesquisa-formação, desenvolveu-se a partir de estudos bibliográficos e de pesquisa empírica. Os eixos teóricos do estudo foram: a) Formação da consciência social; b) Formação da consciência espiritual; c) Educação e autoformação para o desenvolvimento humano. O estudo empírico foi organizado em vinte e quatro oficinas pedagógicas de autoformação para ampliação das consciências espiritual e social, e vivenciado com 10 sujeitos (alunos) de uma rede pública escolar, sob acompanhamento de uma professora. Nas práticas das vivências, os instrumentos utilizados foram a narrativa oral e a narrativa escrita, a partir do que mapeamos as falas significativas dos sujeitos e constituímos compreensões referentes ao problema de investigação e a defesa da seguinte tese A prática de vivências de autoformação contribui, significativamente, para a constituição de experiências de ampliação das consciências espiritual e social do sujeito aprendente, possibilitando integrar-se consigo mesmo e com o outro, repercutindo na aprendizagem do espaço escolar. Assim, o estudo permitiu verificar a importância do trabalho pedagógico de autoformação com os sujeitos (alunos) para a ampliação das consciências espiritual e social, de modo a possibilitar a saída das cegueiras nas relações humanas, a aprendizagem da arte de viver e o desenvolvimento integral (das inteligências) do ser humano. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 416679.pdf: 1714185 bytes, checksum: 26d5189d4ffa1954ac5c54f531c991e2 (MD5) Previous issue date: 2009-09-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13220/416679.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS | por |
dc.subject | ESPIRITUALIDADE | por |
dc.subject | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Consciência espiritual e social na escola : processo educativo necessário para a formação humana | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
416679.pdf | Texto Completo | 1,67 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.