Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3614
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Roberto de Sousa-
dc.contributor.advisor1Engers, Maria Emília Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:57Z-
dc.date.available2006-09-28-
dc.date.issued2006-03-02-
dc.identifier.citationLIMA, Roberto de Sousa. Formação continuada e a prática docente de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegre. 2006. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3614-
dc.description.resumoO presente estudo teve como intenção conhecer como os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas particulares percebem a sua formação continuada e sua articulação com a prática docente e os objetivos foram investigar como ocorre a formação continuada dos professores das séries iniciais e sua articulação com a prática docente; detectar pontos fracos que vêm dificultando a formação continuada dos professores das séries iniciais; os pontos fortes que auxiliam a caminhada dos alunos; contribuir com os resultados desta pesquisa, para uma reflexão sobre a formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas particulares. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso e os dados foram coletados junto aos professores, gestores, pais e alunos de duas escolas confessionais privadas de orientação marista, na cidade de Porto Alegre e, depois estudados por meio de análise de conteúdo (ENGERS, 1987). Os resultados que emergiram do estudo foram agrupados em categorias que depois foram interligadas em dois grupos: Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional e Incentivo Escolar e Relações Interpessoais e Espiritualidade, Motivação e Aprendizagem. Tais resultados revelaram que: estas escolas têm incentivado os professores para que efetivem a sua educação continuada, mas não provêem financiamento em caso de cursos de pós-graduação, porém auxiliam para que os docentes participem de congressos, encontros, bem como organizam eventos educacionais para seus professores. Há portanto uma preocupação por parte dos gestores para que seus professores se engajem em educação continuada, e dizem que os professores com maior qualificação atendem melhor aos alunos e são mais flexíveis para absorverem as reformulações, inovações propostas pela escola. Os professores assim se expressam que a formação inicial, a formação continuada e a reflexiva precisam estar inseridas em projetos pedagógicos das escolas e Instituições de Ensino Superior, pois impulsionam o desenvolvimento do profissional do magistério. E em relação a sua vida interior, o educador que é fidedigno na vida espiritual, mantém excelentes relações interpessoais com seus colegas professores, refletindo nas relações com os próprios alunos. As relações interpessoais, o sentido que damos à vida, é a maior motivação intrínseca do ser humano que se efetiva, pelo afeto na aprendizagem dos alunos e dos mestres educadores.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 346812.pdf: 260823 bytes, checksum: 3ed1ad1668f67875506ad7856bc8d6f9 (MD5) Previous issue date: 2006-03-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13148/346812.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpor
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação continuada e a prática docente de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegrepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
346812.pdfTexto Completo254.71 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.