Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3612
Document type: | Tese |
Title: | Responsabilidade social em universidade comunitária : novos rumos para educação superior |
Author: | Pinto, Maira Meira |
Advisor: | Portal, Leda Lísia Franciosi |
Abstract (native): | No século XXI, a educação não pode mais ser entendida como um sistema fechado, mas sim compreendida e operacionalizada enquanto um sistema aberto, no qual os processos (transformadores), decorrentes da experiência, dependem da interação entre sujeito e objeto, ou entre indivíduo e meio. A universidade é um local privilegiado para que esses processos, organizados em rede, possam ser desenvolvidos. Entendendo-se que a universidade é o lócus que articula ensino, pesquisa e extensão, ela não pode se furtar de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, nem deixar de divulgar as ações e os projetos que desenvolve com esse fim, especialmente aquelas universidades de caráter comunitário. A Tese da pesquisadora é: Universidades comunitárias gaúchas contribuem com uma educação socialmente responsável, por meio da articulação e da indissociabilidade de suas funções bem como da relação e da interação que estabelecem com as comunidades de seu entorno. Com essa premissa torna-se relevante compreender as percepções dos gestores da Universidade estudada e analisar documentos de relevo correspondentes a esta temática. O problema de pesquisa configurou-se da seguinte forma: Como os gestores de universidade comunitária do Rio Grande do Sul percebem se constituir as atividades que denotam preocupação em desenvolver uma educação socialmente responsável no século XXI? O objetivo geral da pesquisa foi: Compreender como os gestores de universidade comunitária gaúcha percebem se traduzir, nas atividades nelas desenvolvidas, preocupação com uma educação socialmente responsável em sua instituição. Desenvolveu-se uma investigação de cunho qualitativo, naturalístico, com a metodologia de estudo de caso simples, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), para proceder a pesquisa. Utilizou-se de várias fontes de evidência, coletadas a partir de entrevistas gestores da UNISC; e de documentos institucionais relatórios e balanços sociais de 2000 a 2007 e Projeto Político-Pedagógico Institucional, bem como das observações da investigadora. As entrevistas foram trabalhadas através de Análise de Conteúdo (ENGERS, 1987) e os documentos foram analisados a partir de destacadas dimensões. Com a conclusão da investigação, considera-se que a UNISC é uma universidade socialmente responsável, preocupada em contribuir com o desenvolvimento sustentável de sua região, em especial, e que vem encontrando um equilíbrio entre as ações direcionadas a seu público interno professores, funcionários, alunos e aquelas direcionadas ao público externo comunidade, sociedade, parceiros, meio ambiente e governo. Entende-se que os indicadores elaborados nesse trabalho possam servir de 6 norteadores para aquelas universidades comunitárias que buscam ser socialmente responsáveis. |
Keywords: | EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADES RESPONSABILIDADE SOCIAL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | PINTO, Maira Meira. Responsabilidade social em universidade comunitária : novos rumos para educação superior. 2009. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3612 |
Issue Date: | 15-Jul-2009 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
415567.pdf | Texto Completo | 772.67 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.