Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3606
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leão, Débora Ortiz de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706924Y6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Engers, Maria Emília Amaral | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:55Z | - |
dc.date.available | 2009-05-28 | - |
dc.date.issued | 2009-03-19 | - |
dc.identifier.citation | LEÃO, Débora Ortiz de. Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes. 2009. 109 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3606 | - |
dc.description.resumo | Com um olhar mais atento às práticas de alfabetização, buscou-se com este estudo colher a influência da cultura na capacidade de criação, inovação e reflexão crítica de três professoras que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas localizadas na cidade de Santa Maria. Como temática central, buscou-se investigar a prática docente frente à cultura e a sua interferência no processo de alfabetização escolar. Para tanto, elegeu-se o seguinte problema: como a dinâmica cultural tem influenciado as práticas de alfabetização no contexto escolar? Como demais questões norteadoras, colocam-se as seguintes: como os professores constroem um trabalho criativo em alfabetização? Que facilidades ou dificuldades encontram para alterar práticas tradicionais, culturalmente instituídas? Que práticas estão sendo usadas para ensinar crianças em processo de alfabetização? Utilizando-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, investigou-se: (1) as práticas de alfabetização desenvolvidas no espaço escolar, (2) os fatores culturais que interferem na criação metodológica referente à alfabetização e os referenciais teóricos que embasam as práticas dos professores. Isso tudo com a intenção de contribuir com avanços nas pesquisas voltadas à educação de professores que atuam ou irão atuar no contexto da alfabetização. Para tanto, buscaram-se algumas interlocuções que compuseram a trama de saberes explicitada no corpo do trabalho. Essas foram baseadas especialmente em: Nóvoa (1995); Tardif (2002); Engers (1987) Ferreiro e Teberosky (1988); Thompson (1995); Hall (2005); Perez Gómez (2001) entre outros. A partir das análises empreendidas, reafirma-se a tese de que a cultura tem uma influência determinante nas práticas docentes em alfabetização uma vez que essas dependem de um conjunto de fatores que são regulados pelos seguintes segmentos: o poder público por meio de políticas educacionais; as famílias dos alunos representantes da sociedade em geral; os próprios docentes com as potencialidades e as fragilidades da sua formação. Evidencia-se ainda o fato de que as dinâmicas culturais são possíveis em função das inter-relações estabelecidas entre as pessoas envolvidas. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412612.pdf: 389372 bytes, checksum: 051d9de0470bb45ac702b417a30f62e9 (MD5) Previous issue date: 2009-03-19 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13216/412612.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINO | por |
dc.subject | ALFABETIZAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | ENSINO - AVALIAÇÃO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS | por |
dc.subject | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
412612.pdf | Texto Completo | 380,25 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.