Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeão, Débora Ortiz de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706924Y6por
dc.contributor.advisor1Engers, Maria Emília Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:55Z-
dc.date.available2009-05-28-
dc.date.issued2009-03-19-
dc.identifier.citationLEÃO, Débora Ortiz de. Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes. 2009. 109 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3606-
dc.description.resumoCom um olhar mais atento às práticas de alfabetização, buscou-se com este estudo colher a influência da cultura na capacidade de criação, inovação e reflexão crítica de três professoras que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas localizadas na cidade de Santa Maria. Como temática central, buscou-se investigar a prática docente frente à cultura e a sua interferência no processo de alfabetização escolar. Para tanto, elegeu-se o seguinte problema: como a dinâmica cultural tem influenciado as práticas de alfabetização no contexto escolar? Como demais questões norteadoras, colocam-se as seguintes: como os professores constroem um trabalho criativo em alfabetização? Que facilidades ou dificuldades encontram para alterar práticas tradicionais, culturalmente instituídas? Que práticas estão sendo usadas para ensinar crianças em processo de alfabetização? Utilizando-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, investigou-se: (1) as práticas de alfabetização desenvolvidas no espaço escolar, (2) os fatores culturais que interferem na criação metodológica referente à alfabetização e os referenciais teóricos que embasam as práticas dos professores. Isso tudo com a intenção de contribuir com avanços nas pesquisas voltadas à educação de professores que atuam ou irão atuar no contexto da alfabetização. Para tanto, buscaram-se algumas interlocuções que compuseram a trama de saberes explicitada no corpo do trabalho. Essas foram baseadas especialmente em: Nóvoa (1995); Tardif (2002); Engers (1987) Ferreiro e Teberosky (1988); Thompson (1995); Hall (2005); Perez Gómez (2001) entre outros. A partir das análises empreendidas, reafirma-se a tese de que a cultura tem uma influência determinante nas práticas docentes em alfabetização uma vez que essas dependem de um conjunto de fatores que são regulados pelos seguintes segmentos: o poder público por meio de políticas educacionais; as famílias dos alunos representantes da sociedade em geral; os próprios docentes com as potencialidades e as fragilidades da sua formação. Evidencia-se ainda o fato de que as dinâmicas culturais são possíveis em função das inter-relações estabelecidas entre as pessoas envolvidas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412612.pdf: 389372 bytes, checksum: 051d9de0470bb45ac702b417a30f62e9 (MD5) Previous issue date: 2009-03-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13216/412612.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINOpor
dc.subjectALFABETIZAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectENSINO - AVALIAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subjectRELAÇÕES INTERPESSOAISpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleVivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentespor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
412612.pdfTexto Completo380,25 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.