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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorn, Roger-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559690Y6por
dc.contributor.advisor1Morosini, Marília Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:54Z-
dc.date.available2009-05-28-
dc.date.issued2009-03-20-
dc.identifier.citationBORN, Roger. A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3604-
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo prospectar caminhos para o alargamento do campo da educação no que se refere à construção de saberes necessários à tomada de decisão estratégica contemporânea. Constitui-se em um estudo exploratório interdisciplinar com base na área da educação e, secundariamente, em administração, que teve início com pesquisa bibliográfica em educação sócio-ambiental, nos paradigmas que norteiam a formação dos saberes, no ensino e na aprendizagem, no campo da estratégia empresarial e, ainda, na decisão estratégica. Nesta etapa do trabalho mereceram destaque autores como Bertrand e Valois, Claxton, Giordan, Mintzberg, Morin, Poutois e Desmet, Ruscheinsky e Vigotsky. Na segunda etapa desta pesquisa foram realizadas três entrevistas em profundidade com gestores estratégicos de grande influência no contexto político-econômico e que se mostram conectados a questões sócio-ambientais. O propósito deste segundo momento foi obter vozes empíricas as quais, ressignificadas, conduziram aos resultados obtidos por meio de análise textual. Para tanto, foram ouvidos Jorge Gerdau Johannpeter, presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e presidente do conselho de administração da Gerdau, multinacional brasileira que ocupa a décima terceira posição na produção de aço no mundo e que se encontra presente em quatorze países; Nelson Pacheco Sirotsky, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e diretor-presidente do Grupo RBS, corporação que conta com vinte emissoras de TV, vinte e seis rádios, oito jornais e dois portais de internet nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e Sérgio Maia, vice-presidente da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul) e ex-diretorpresidente do Sonae Distribuição Brasil, unidade de varejo do grupo português que emprega cerca de vinte e duas mil pessoas e que atualmente pertence ao Wal-Mart. Partindo do entendimento de que a educação do gestor estratégico e sua ação administrativa são reflexos do paradigma moderno, compreende-se serem estas insuficientes para a obtenção de harmonia entre os interesses econômicos e sócio-ambientais. O autor, então, advoga a tese de que a construção dos saberes de gestores contemporâneos se torna possível por meio de educação que proporcione a tomada de consciência crítica e a assunção de responsabilidade pela autoria de uma trajetória de longo prazo capaz de conciliar interesses pessoais, empresariais e públicos, frequentemente conflitantes. Neste sentido, reforça o desenvolvimento de um sistema ético individual como fator indispensável para suportar os dilemas do trabalho e da vida do sujeito. Também destaque a necessidade de se fomentar a confiança, com vistas ao melhor proveito das oportunidades de aprendizagem que normalmente surgem àqueles que decidem. Além disso, reforça o papel da resiliência para que se mantenha firme ao propósito que deve pautar a vida do gestor: sempre aprender a pensar melhor. Ao seu final, esta tese propõe uma série de recomendações práticas no sentido de promover o ensino e a aprendizagem destes saberes.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412609.pdf: 980399 bytes, checksum: f33dd737684e49b1c0a90300068ed18d (MD5) Previous issue date: 2009-03-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13041/412609.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subjectTOMADA DE DECISÕESpor
dc.subjectDECISÕES ADMINISTRATIVASpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIASpor
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpor
dc.subjectAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALpor
dc.subjectPÓS-MODERNIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidadepor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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