Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGranville, Cristiane Diello-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234747Z5por
dc.contributor.advisor1Engers, Maria Emília Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:52Z-
dc.date.available2009-04-02-
dc.date.issued2009-12-16-
dc.identifier.citationGRANVILLE, Cristiane Diello. Formação do professor especialista : um desafio pedagógico?. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3597-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar como a atuação do professor em sala de aula, na qualidade de mediador da aprendizagem, foi influenciada pela sua formação, sua história de vida e seu perfil pessoal. Para tanto propôs como objetivo analisar o percurso pessoal e profissional dos professores especialistas, que atuam de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Os participantes foram indicados pelos alunos como os educadores que fazem maior ou menor diferença em sua aprendizagem. Desejou saber como essa diferença é constituída a partir de suas vivências, suas crenças, seu perfil, suas concepções e sua formação e como esses fatores interferem nas práticas pedagógicas. A investigação caracterizou-se como por uma abordagem de estudo de caso vinculado ao paradigma qualitativo. O referencial teórico fundamental está ancorado em Feuerstein, Dewey, Schön, Nóvoa e Tavares. Esse possibilitou refletir sobre a importância da mediação, da resiliência e da formação reflexiva no desenvolvimento docente, analisando a profunda relação indissociável da pessoa e do profissional. Utilizou-se de questionário fechado, observações e entrevista semi-estruturada, submetida à análise de conteúdo (Engers, 1987). Os resultados revelaram que quanto mais os docentes apresentam-se desenvolvidos pessoalmente de forma integral, melhor seus alunos percebem uma prática pedagógica que marca positivamente sua vida escolar. De acordo com os resultados evidenciados pela análise de dados e pelo aporte teórico desenvolvido na dissertação, fica evidente que a resiliência e a formação reflexiva podem constituir-se em ferramentas eficazes na formação de professores. Esses fatores, quando considerados, podem resultar em especialistas mais comprometidos com os processos pedagógicos e que revelam características de mediadores eficazes da aprendizagem. A contribuição dessa pesquisa, pela compreensão e interpretação de seus resultados, enfatiza a importância de programas de formação continuada que busquem desenvolver professores em suas dimensões pessoais e profissionais, com competências e habilidades técnicas, pedagógicas e humanas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410835.pdf: 935697 bytes, checksum: bd01e1eb3de374de5d3ea960bcf0dfa8 (MD5) Previous issue date: 2009-12-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13065/410835.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectMEDIAÇÃOpor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação do professor especialista : um desafio pedagógico?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
410835.pdfTexto Completo913,77 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.