Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3593
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mendonça, Fátima Veiga | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757620E6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:51Z | - |
dc.date.available | 2009-04-02 | - |
dc.date.issued | 2009-01-07 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Fátima Veiga. A gênese do ser professor : olhar e escuta atentos para compreender os seus caminhos complexos, reflexivos e intersubjetivos. 2009. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3593 | - |
dc.description.resumo | A presente Dissertação teve como foco de análise a formação inicial do professor propondo o seguinte problema de pesquisa: como emerge o ser professor, levando em conta os aspectos teórico-práticos do curso de formação, analisados na proposta pedagógica, desenho curricular e recursos pedagógicos, bem como considerando a singularidade do sujeito em formação? A pesquisa foi realizada no Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha, situado em Viamão, sob a abordagem metodológica da pesquisa participante, circunscrita no paradigma qualitativo da pesquisa educacional, no segundo semestre letivo de 2007 e primeiro de 2008. Nesta, procurei compreender o processo formativo das alunas do Curso Normal do Instituto, tanto no que se refere às dimensões teórico/práticas, quanto no que se refere aos desafios que as mesmas encontraram ao longo deste processo. Primeiramente, investiguei os desafios encontrados pelas vinte e uma alunas da disciplina de Prática de Ensino, através das entrevistas coletivas, observações das aulas teóricas e práticas, ao desempenharem suas atividades de prática junto aos alunos das classes de aplicação, situadas em escolas da rede pública municipal e estadual de Viamão. Posteriormente restringi meu foco de pesquisa para acompanhar doze, das vinte e uma alunas, nos seus estágios curriculares. Analisei também a proposta pedagógica da Escola para a formação inicial de professores junto à equipe diretiva e pedagógica, a supervisão de estágio, através de análise de documentos oficiais do Instituto e de entrevistas semiestruturadas individuais. No aprofundamento teórico apoiei-me nas teorias do professor reflexivo, propondo um diálogo com a proposta freireana da vocação ontológica do ser mais. Na tentativa de alargamento destes pressupostos teóricos, procurei uma aproximação com a teoria da complexidade segundo as idéias de Edgar Morin, especialmente utilizando-me dos princípios hologramático, recursivo e dialógico propostos por este pensador e os quatro pilares Conhecer, Fazer, Conviver e Ser, desafios da Educação para o século XXI, segundo o Relatório Delors da UNESCO, aprofundado nos trabalhos posteriores de Edgar Morin. Em conjunto com esses construtos teórico, aproximei-me do universo de formação das alunas, compondo uma rede de análise em que os princípios da complexidade e os quatro pilares foram por mim relacionados aos desafios da construção do Ser Professor, experenciados por elas. Neste universo, aprofundei, através de entrevistas individuais e observações de aulas, a maneira de cada aluna construir a auto-eco-organização, proposta por Edgar Morin, na relação que estabelecia com seus alunos, com os pais destes, com os professores formadores, e com a organização da classe de aplicação, personalizada na regente. Meu intuito foi contribuir com a discussão sobre a formação inicial de professores, entendendo esta como um movimento externo/interno do sujeito em formação, no qual redes intersubjetivas vão se tecendo, através do conjunto de elementos interligados, direta e indiretamente, e constroem a emergência do Ser Professor. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410836.pdf: 907481 bytes, checksum: bbe269bfb9ac180a655f2b2c8d8301dc (MD5) Previous issue date: 2009-01-07 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13011/410836.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | COMPLEXIDADE | por |
dc.subject | INTERSUBJETIVIDADE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A gênese do ser professor : olhar e escuta atentos para compreender os seus caminhos complexos, reflexivos e intersubjetivos | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
410836.pdf | Texto Completo | 886,21 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.