Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3589
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Luciana Borre | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713368Y5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Bettina Steren dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:50Z | - |
dc.date.available | 2009-03-20 | - |
dc.date.issued | 2008-12-12 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Luciana Borre. "Meninas são doces e calmas" : um estudo sobre a produção de gênero através da cultura visual. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3589 | - |
dc.description.resumo | O principal objetivo desta dissertação é verificar e problematizar a constituição de identidades femininas através da cultura visual, em contexto escolar, sob a luz dos Estudos Culturais em Educação numa perspectiva pós-estruturalista. O estudo aconteceu em uma escola da rede privada de ensino da zona norte de Porto Alegre, com uma turma de 3ª série do Ensino Fundamental, composta por vinte e cinco estudantes (idades entre 8 e 9 anos) e apresentou inquietações referentes às imagens que invadem o cenário escolar e que contribuem para a produção de subjetividades femininas. Para a operacionalização das análises, foram tomados por base os conceitos de: cultura visual, representação, gênero, discurso e identidade. As análises desenvolvidas apontam para três eixos: 1) Regulação dos comportamentos femininos; 2) Produção de desejos de consumo; e 3) Constituição de padrões de beleza física. Esses focos analíticos permitem argumentar que as crianças vivenciam um vasto repertório de imagens, consumidas através de mochilas, estojos, cadernos, brinquedos, tatuagens, filmes, revistas, jogos, álbum de figurinhas, personagens preferidos, revistas e roupas, que contribuem para a constituição do ser menina na contemporaneidade. Através da identificação das meninas com suas personagens preferidas (como Barbie, Moranguinho e princesas da Disney), elas acabam incorporando atitudes sociais que são ditas comuns às meninas, como docilidade, meiguice e recato. E ainda, as crianças apresentam seus desejos de compra determinados, muitas vezes, pelo arsenal de imagens veiculadas por propagandas e diversos tipos de programas televisivos. Isso caracteriza que as condições de consumo determinam os relacionamentos sociais entre os componentes da turma, pois esses evidenciam a necessidade de aquisição constante de produtos que têm destaque e significativa circulação entre eles. Por fim, as imagens, junto a outros artefatos culturais, constituem um imaginário de beleza física ideal e as meninas buscam isso constantemente, evidenciando a produção cultural do corpo feminino. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410271.pdf: 3781099 bytes, checksum: c65bf138db12d23939bcfeeef667a2e7 (MD5) Previous issue date: 2008-12-12 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13057/410271.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ESTUDOS CULTURAIS | por |
dc.subject | SOCIOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | RELAÇÕES DE GÊNERO | por |
dc.subject | REPRESENTAÇÃO SOCIAL | por |
dc.subject | IDENTIDADE CULTURAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | "Meninas são doces e calmas" : um estudo sobre a produção de gênero através da cultura visual | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
410271.pdf | Texto Completo | 3,69 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.