Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3588
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Júlio César da Rosa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701061Z1por
dc.contributor.advisor1Abrahão, Maria Helena Menna Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:49Z-
dc.date.available2009-03-19-
dc.date.issued2007-01-09-
dc.identifier.citationMACHADO, Júlio César da Rosa. O erro na construção do conhecimento sob a perspectiva do construtivismo sistêmico autopoiético. 2007. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3588-
dc.description.resumoO relatório da pesquisa O erro na construção do conhecimento sob a perspectiva do Construtivismo Sistêmico Autopoiético apresentado como condição parcial para a obtenção do grau de Doutor em Educação no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, desenvolve a tese que a pedagogia inspirada no Construtivismo fundado na Epistemologia Genética de Piaget, perde, gradativamente força na prática pedagógica, porque as aprendizagens, considerando fatores sócio-culturais da atualidade, tornam-se cada vez mais fractais, necessitando uma compreensão sistêmica autopoiética delas, por parte do professor, para que ele possa fazer uma intervenção didática produtiva no processo de aprendizagem do estudante. Por meio de uma análise de caráter micrográfica, o material coletado e estudado, possibilitou a elaboração de dois construtos teóricos: o paradigma da compreensão e do Construtivismo Sistêmico Autopoiético.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410240.pdf: 4028306 bytes, checksum: c030a2bd275424df020de7a9f307d382 (MD5) Previous issue date: 2007-01-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13208/410240.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subjectCONSTRUTIVISMOpor
dc.subjectPSICOLOGIA COGNITIVApor
dc.subjectCONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectAUTOPOIESEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO erro na construção do conhecimento sob a perspectiva do construtivismo sistêmico autopoiéticopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
410240.pdfTexto Completo3.93 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.