Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3588
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Júlio César da Rosa | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701061Z1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:49Z | - |
dc.date.available | 2009-03-19 | - |
dc.date.issued | 2007-01-09 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Júlio César da Rosa. O erro na construção do conhecimento sob a perspectiva do construtivismo sistêmico autopoiético. 2007. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3588 | - |
dc.description.resumo | O relatório da pesquisa O erro na construção do conhecimento sob a perspectiva do Construtivismo Sistêmico Autopoiético apresentado como condição parcial para a obtenção do grau de Doutor em Educação no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, desenvolve a tese que a pedagogia inspirada no Construtivismo fundado na Epistemologia Genética de Piaget, perde, gradativamente força na prática pedagógica, porque as aprendizagens, considerando fatores sócio-culturais da atualidade, tornam-se cada vez mais fractais, necessitando uma compreensão sistêmica autopoiética delas, por parte do professor, para que ele possa fazer uma intervenção didática produtiva no processo de aprendizagem do estudante. Por meio de uma análise de caráter micrográfica, o material coletado e estudado, possibilitou a elaboração de dois construtos teóricos: o paradigma da compreensão e do Construtivismo Sistêmico Autopoiético. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410240.pdf: 4028306 bytes, checksum: c030a2bd275424df020de7a9f307d382 (MD5) Previous issue date: 2007-01-09 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13208/410240.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | PEDAGOGIA | por |
dc.subject | CONSTRUTIVISMO | por |
dc.subject | PSICOLOGIA COGNITIVA | por |
dc.subject | CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO) | por |
dc.subject | AUTOPOIESE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O erro na construção do conhecimento sob a perspectiva do construtivismo sistêmico autopoiético | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
410240.pdf | Texto Completo | 3.93 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.