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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Vanda Spieker de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780162Y3por
dc.contributor.advisor1Engers, Maria Emília Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:46Z-
dc.date.available2009-01-27-
dc.date.issued2008-01-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vanda Spieker de. Percepções de alunos, seus professores e pais sobre o "não-aprender" : um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3578-
dc.description.resumoEste estudo, realizado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o NÃO-APRENDER, relativizado pelo APRENDER/ENSINAR, buscou a compreensão das percepções dos alunos, seus pais e professores sobre este tema. A investigação caracterizada como um Estudo de Caso, amparada em paradigma naturalístico, construtivista, utilizou na coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, observações, testes e provas psicopedagógicos. Os dados foram estudados por meio de análise de conteúdo (ENGERS, 1987,1994) das entrevistas e das observações, bem como foi feita avaliação psicopedagógica dos alunos que participaram do estudo. Os resultados parciais passaram pela triangulação levando à interpretação de inúmeras questões. Esses auxiliam educadores na reflexão sobre os problemas de aprendizagem individuais, grupais e institucionais e foram organizados nas categorias: Construção de Significados e Necessidades Básicas. A interpretação dos dados revelou a necessidade dos professores passarem por uma educação continuada que possibilite aprofundamento de conhecimentos sobre eles mesmos e sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos. Ainda demonstrou ser importante uma intervenção psicopedagógica com professores em grupos, para que se apropriem de referencial teórico prático e metodologias adequadas, objetivando o atendimento de alunos não aprendentes e seus pais. Este processo virá prevenir o não-aprender e atender alunos com problemas de aprendizagem, seus pais, bem como auxiliar o desempenho de agentes educacionais. A pesquisa traz colaboração específica para os cursos de Educação de Professores, sendo possível o aproveitamento de muitos de seus aspectos para diferentes áreas como psicopedagogia, saúde, planejamento e de promoção sociocultural.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 408663.pdf: 2538157 bytes, checksum: 9172bf5631f1a117c6c0eb2977d0f531 (MD5) Previous issue date: 2008-01-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13196/408663.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEM ESCOLARpor
dc.subjectAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectESTUDANTES - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePercepções de alunos, seus professores e pais sobre o "não-aprender" : um estudo nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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