Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3578
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Vanda Spieker de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780162Y3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Engers, Maria Emília Amaral | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:46Z | - |
dc.date.available | 2009-01-27 | - |
dc.date.issued | 2008-01-09 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Vanda Spieker de. Percepções de alunos, seus professores e pais sobre o "não-aprender" : um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3578 | - |
dc.description.resumo | Este estudo, realizado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o NÃO-APRENDER, relativizado pelo APRENDER/ENSINAR, buscou a compreensão das percepções dos alunos, seus pais e professores sobre este tema. A investigação caracterizada como um Estudo de Caso, amparada em paradigma naturalístico, construtivista, utilizou na coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, observações, testes e provas psicopedagógicos. Os dados foram estudados por meio de análise de conteúdo (ENGERS, 1987,1994) das entrevistas e das observações, bem como foi feita avaliação psicopedagógica dos alunos que participaram do estudo. Os resultados parciais passaram pela triangulação levando à interpretação de inúmeras questões. Esses auxiliam educadores na reflexão sobre os problemas de aprendizagem individuais, grupais e institucionais e foram organizados nas categorias: Construção de Significados e Necessidades Básicas. A interpretação dos dados revelou a necessidade dos professores passarem por uma educação continuada que possibilite aprofundamento de conhecimentos sobre eles mesmos e sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos. Ainda demonstrou ser importante uma intervenção psicopedagógica com professores em grupos, para que se apropriem de referencial teórico prático e metodologias adequadas, objetivando o atendimento de alunos não aprendentes e seus pais. Este processo virá prevenir o não-aprender e atender alunos com problemas de aprendizagem, seus pais, bem como auxiliar o desempenho de agentes educacionais. A pesquisa traz colaboração específica para os cursos de Educação de Professores, sendo possível o aproveitamento de muitos de seus aspectos para diferentes áreas como psicopedagogia, saúde, planejamento e de promoção sociocultural. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 408663.pdf: 2538157 bytes, checksum: 9172bf5631f1a117c6c0eb2977d0f531 (MD5) Previous issue date: 2008-01-09 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13196/408663.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM ESCOLAR | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - DIFICULDADES | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | ESTUDANTES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Percepções de alunos, seus professores e pais sobre o "não-aprender" : um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
408663.pdf | Texto Completo | 2,48 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.