Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Ana Isabel Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253385E5por
dc.contributor.advisor1Bastos, Maria Helena Câmara-
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:45Z-
dc.date.available2009-01-12-
dc.date.issued2008-12-05-
dc.identifier.citationRAMOS, Ana Isabel Lima. Escola projeto : uma história de práticas educativas e de formação (1988-2008). 2008. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3573-
dc.description.resumoA pesquisa analisa o processo de construção de uma instituição educacional particular de Porto Alegre-Escola Projeto (1988-2008). Desde sua fundação, atua com Educação Infantil e tem como meta a formação continuada de seus docentes e a construção de propostas pedagógicas, visando implementar uma metodologia de trabalho diferenciada. Atualmente, possui duas unidades de ensino, atuando também com o Ensino Fundamental até a quarta série. Os pressupostos que fundamentam as práticas da Escola Projeto estão baseados nos autores e teóricos que utilizam as linhas cognitivistas como premissa. A pesquisa em questão se debruçou sobre os documentos pedagógicos encontrados no arquivo escolar e depoimentos de sujeitos que, de alguma forma, participaram do processo de construção da escola. O estudo analisa as práticas educativas e sua abrangência em termos de formação contínua. Os depoimentos buscaram evidenciar as possibilidades de formação de alunos, docentes, funcionários e demais pessoas ligadas à instituição, dando um sentido bastante significativo ao potencial de pesquisa que emerge dos documentos materiais e circunstanciais, das pessoas, imagens e práticas observadas nessa instituição. A pesquisa ainda indica algumas perspectivas de estudo presentes no ambiente escolar e aponta para novos focos de pesquisa no que se refere à formação em serviço.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 408199 - Anexo A.pdf: 14702077 bytes, checksum: b102e56bf0ca3a1b91fae02349ac6803 (MD5) Previous issue date: 2008-12-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13043/408199%20-%20Anexo%20A.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17542/000408199-Texto%2bCompleto%2bParte%2bB-1.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17544/000408199-Texto%2bCompleto%2bParte%2bC-2.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCRIANÇAS - EDUCAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectINSTITUIÇÕES EDUCACIONAISpor
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEscola projeto : uma história de práticas educativas e de formação (1988-2008)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
408199 - Anexo A.pdfTexto Completo Parte A14,36 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
000408199-Texto+Completo+Parte+B-1.pdfTexto Completo Parte B17,07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
000408199-Texto+Completo+Parte+C-2.pdfTexto Completo Parte C13,68 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.