Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3573
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ramos, Ana Isabel Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253385E5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bastos, Maria Helena Câmara | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:45Z | - |
dc.date.available | 2009-01-12 | - |
dc.date.issued | 2008-12-05 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Ana Isabel Lima. Escola projeto : uma história de práticas educativas e de formação (1988-2008). 2008. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3573 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa analisa o processo de construção de uma instituição educacional particular de Porto Alegre-Escola Projeto (1988-2008). Desde sua fundação, atua com Educação Infantil e tem como meta a formação continuada de seus docentes e a construção de propostas pedagógicas, visando implementar uma metodologia de trabalho diferenciada. Atualmente, possui duas unidades de ensino, atuando também com o Ensino Fundamental até a quarta série. Os pressupostos que fundamentam as práticas da Escola Projeto estão baseados nos autores e teóricos que utilizam as linhas cognitivistas como premissa. A pesquisa em questão se debruçou sobre os documentos pedagógicos encontrados no arquivo escolar e depoimentos de sujeitos que, de alguma forma, participaram do processo de construção da escola. O estudo analisa as práticas educativas e sua abrangência em termos de formação contínua. Os depoimentos buscaram evidenciar as possibilidades de formação de alunos, docentes, funcionários e demais pessoas ligadas à instituição, dando um sentido bastante significativo ao potencial de pesquisa que emerge dos documentos materiais e circunstanciais, das pessoas, imagens e práticas observadas nessa instituição. A pesquisa ainda indica algumas perspectivas de estudo presentes no ambiente escolar e aponta para novos focos de pesquisa no que se refere à formação em serviço. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 408199 - Anexo A.pdf: 14702077 bytes, checksum: b102e56bf0ca3a1b91fae02349ac6803 (MD5) Previous issue date: 2008-12-05 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13043/408199%20-%20Anexo%20A.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17542/000408199-Texto%2bCompleto%2bParte%2bB-1.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17544/000408199-Texto%2bCompleto%2bParte%2bC-2.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | CRIANÇAS - EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS | por |
dc.subject | PRÁTICA DE ENSINO | por |
dc.subject | PEDAGOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Escola projeto : uma história de práticas educativas e de formação (1988-2008) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
408199 - Anexo A.pdf | Texto Completo Parte A | 14,36 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
000408199-Texto+Completo+Parte+B-1.pdf | Texto Completo Parte B | 17,07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
000408199-Texto+Completo+Parte+C-2.pdf | Texto Completo Parte C | 13,68 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.