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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3569
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Salaberry, Neusa T. Machado | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273082Z1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Stobäus, Claus Dieter | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:44Z | - |
dc.date.available | 2008-12-10 | - |
dc.date.issued | 2008-01-21 | - |
dc.identifier.citation | SALABERRY, Neusa T. Machado. A APAE educadora : na prática de uma unidade da APAE de Porto Alegre. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3569 | - |
dc.description.resumo | O movimento Apaeano no Brasil começou em 1954. Desde o início prestava serviço à Pessoa com Deficiência em suas escolas. Nos últimos dez anos, tem-se discutido intensamente a Inclusão das Pessoas com Deficiências nas escolas comuns. A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), através da sua representante nacional (FENAPAEs), em 2000, propôs, para enfrentar esta situação, a APAE EDUCADORA. Este instrumento foi o resultado de muitas discussões sobre os rumos que o movimento Apaeano deveria tomar frente à inclusão. O documento consiste em uma série de ações orientadoras para a avaliação e transformação das entidades da APAE em cada município. A escolha do estudo de caso, para a realização da pesquisa, se deve ao fato de que cada APAE se relaciona com as orientações de maneiras diferentes, não podendo ser generalizado. O estudo de caso permite, ainda, uma avaliação qualitativa e rica em dados descritivos, dando suporte para as análises. A coleta sistemática de informações foi realizada através de revisão bibliográfica, fundamentação teórica da pesquisa baseada nos princípios e concepções filosóficas do movimento apaeano a cerca da Pessoa com Deficiência Mental e através de entrevistas. O estudo se desenvolveu em uma unidade escolar da APAE de Porto Alegre. O propósito é a verificação prática da proposta APAE EDUCADORA no desenvolvimento das ações educativas da unidade escolar. A Unidade foi escolhida porque presta serviços em todas as áreas de atuação: saúde, assistência social, trabalho, esporte, cultura, lazer e educação. Participaram do estudo, através de entrevistas, representantes do movimento apaeano e a comunidade escolar: pais, alunos, educadores e profissionais técnicos. Para análise selecionaram-se as seguintes categorias: concepção da Pessoa com Deficiência; concepção da entidade APAE; prática escolar, envolvendo subcategorias: a) papel da escola; b) gestão da APAE e Unidade Escolar; c) ensino e aprendizagem e d)avaliação. O resultado da análise constatou que não há uma concepção única em relação à Pessoa com Deficiência Mental na comunidade escolar. Quanto à concepção da instituição APAE, predominou entre os participantes, a Concepção Inclusiva/Transformadora. Quanto às práticas na escola, a função da Unidade Escola e sua gestão encontram-se numa concepção Inclusiva/Transformadora, atuando nos princípios da proposta APAE EDUCADORA. Com relação ao ensino, aprendizagem e avaliação, se aproxima à concepção Inclusiva/Transformadora, mas em relação à proposta da APAE EDUCADORA, encontra-se fragilizada em suas ações | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407645.pdf: 688566 bytes, checksum: a0b387ff8510ac56a37601edfee44f0d (MD5) Previous issue date: 2008-01-21 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13107/407645.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO ESPECIAL | por |
dc.subject | INCLUSÃO ESCOLAR | por |
dc.subject | APAE - PORTO ALEGRE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A APAE educadora : na prática de uma unidade da APAE de Porto Alegre | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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File | Description | Size | Format | |
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407645.pdf | Texto Completo | 672.43 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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