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dc.creatorPérez, Susana Graciela Pérez Barrera-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734383Y4por
dc.contributor.advisor1Stobäus, Claus Dieter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:43Z-
dc.date.available2008-10-07-
dc.date.issued2008-08-27-
dc.identifier.citationPÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Ser ou não ser, eis a questão : o processo de construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação adulta. 2008. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3567-
dc.description.resumoA pesquisa científica na área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) tem se focado na compreensão de diferentes aspectos da identificação e atendimento de crianças e adolescentes. A presente tese de Doutorado é um estudo de caso qualitativo que teve como objetivo geral compreender a forma como a Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação (PAH/SD) adulta constrói sua identidade como tal, propondo estratégias educacionais para uma construção sadia dessa identidade e para seu desenvolvimento. O referencial teórico está alicerçado nos conceitos de inteligência de Gardner (1993, 2000) e de superdotação de Renzulli (1975, 1986), buscando também autores como Erikson (1987), Woodward (2002) e Silva (2000), Gross (1998) e Silverman (1995, 1998), para auxiliar na elaboração relativa à identidade e autores que discutem o desenvolvimento humano ao longo de toda a vida, como Papalia, Olds e Feldman (2006), Schaie e Willis (2000) e Mosquera (1987), entre outros. A investigação teve como participantes 10 adultos (5 formalmente identificados e 5 que apresentavam indicadores claros de AH/SD, não identificados formalmente antes desta pesquisa), atualmente residentes em 4 estados brasileiros e 2 países estrangeiros que, em algum momento de suas vidas, viveram no Brasil. Os participantes responderam a um questionário, a uma ficha de informações pessoais e a um instrumento padronizado para avaliar indicadores de AH/SD. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004), que permitiu extrair dos depoimentos 3 categorias, 9 subcategorias e 5 dimensões que analisaram o autoconceito, a educação escolar e o trabalho na PAH/SD adulta. Os resultados mostraram que a construção sadia da identidade como PAH/SD está diretamente vinculada não somente à representação que seus familiares, professores e que a sociedade tiver sobre as AH/SD e sobre a PAH/SD, mas fundamentalmente à representação de AH/SD e de PAH/SD que ela assume; e que essa construção será mais sadia quanto maior for a interseção do reconhecimento, a aceitação e a valorização das AH/SD e da PAH/SD nos contextos pessoal, familiar, escolar e social, sendo essa construção influenciada por fatores de personalidade, tipo de informação/formação sobre as AH/SD e PAH/SD e os mitos e crenças sobre AH/SD. O estudo também apontou que as características próprias das PAH/SD permanecem na vida adulta, constatando-se três novas (ou renovadas): a moral e a ética como fios condutores do pensar, do sentir e do fazer; o assincronismo pessoa-sociedade e o assincronismo interpessoal. A pesquisa indica que a mulher com AH/SD constrói sua identidade de forma diferente que o homem com AH/SD e que deveriam ser estudadas formas diferenciadas de avaliar sua produção criativa, levando em conta a possível ocultação das AH/SD, a possível redução dos níveis de auto-estima e autoconfiança e a falta de modelos de mulheres com AH/SD. Constatou-se também um elevado número de parentes próximos com AH/SD, o que referenda as pesquisas que lhe atribuem também uma origem genética, assim como precocidade na leitura em todos os participantes. O estudo também comprovou a validade do instrumento para a identificação de indicadores de AH/SD em adultos. As recomendações propõem a identificação e o atendimento dos adultos com AH/SD e sugerem estratégias no âmbito universitário e no ambiente laboral.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 405524.pdf: 2688497 bytes, checksum: 0d7e33e567cb96cf93454ec792a3c1fc (MD5) Previous issue date: 2008-08-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13051/405524.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpor
dc.subjectSUPERDOTADOSpor
dc.subjectIDENTIDADE SOCIALpor
dc.subjectIDENTIFICAÇÃO - BRASILpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSer ou não ser, eis a questão : o processo de construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação adultapor
dc.typeTesepor
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