Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3566
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sampaio, Adelar Aparecido | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261540H9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Stobäus, Claus Dieter | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:43Z | - |
dc.date.available | 2008-09-30 | - |
dc.date.issued | 2008-01-11 | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Adelar Aparecido. Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3566 | - |
dc.description.resumo | Nas últimas décadas os temas mal-estar e bem-estar docente vêm ganhando forças e suas implicações na vida do professor são estudadas e aprofundadas. Cremos que ele, mediante as exigências e de encargos acrescidos ao labutar na Educação, necessita de uma atenção maior durante o exercício profissional, bem como em nível pessoal. Por isso, desenvolvemos a pesquisa Programa de Apoio ao Bem-Estar Docente: construção profissional e cuidar de si, através de atividades teóricas e práticas para analisar as repercussões sobre suas práticas e posturas, tanto na vida pessoal como na profissional, conduzindo o docente a reflexões sobre situações de mal-estar para situações de bem-estar, num processo de construção continuada e permanente, iniciada com as oficinas. É um estudo de caso quanti-qualitativo, envolvendo quinze professores do Ensino Fundamental e Médio do Município de Ibema - Paraná, entre o período de março e dezembro de 2006. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Auto-imagem e Auto-estima, de Stobäus (1983), Instrumento para Avaliação das Variáveis que Constituem Bem/Mal-estar Docente, de Jesus (1998), trabalhadas com Estatística Descritiva e Inferencial, e Entrevistas, bem como Diário de Campo complementar, que foram trabalhados com Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Os resultados da aplicação do Programa de Apoio ao Bem-Estar Docente, desenvolvido em 19 sessões, totalizou aproximadamente 50 horas, abrangendo as dimensões física, social, cognitiva, afetiva e espiritual, em trabalhos coletivos em sala de aula e saídas a campo. Na análise pudemos perceber uma redução considerável nas variáveis de estresse profissional (61.42 pontos, significativo para p <0.05) e exaustão profissional (154 pontos, significativo para p <0.05), um avanço em níveis de auto-imagem e auto-estima (20.83 pontos, significativo para p <0.05). Na análise qualitativa destacamos as cinco categorias a priori, 1, 2, 3, 4, 5, e mais duas a posteriori, que indicaram uma melhora nas estratégias de coping utilizadas pelos professores, principalmente nas questões relacionadas com as suas relações interpessoais, no cuidado com a sua saúde, e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, como indicadores de cuidado de si. A partir dos resultados dessa pesquisa, salientamos que este Programa de Apoio ao Bem-Estar Docente, que envolve elementos de cuidado de si, auxilia o enfrentamento e superação de mal-estar em direção ao bem-estar docente, com repercussões profissionais e pessoais. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 404978.pdf: 755157 bytes, checksum: 0e82914218d4c4eb710cd850ff9ea2eb (MD5) Previous issue date: 2008-01-11 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13015/404978.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS | por |
dc.subject | ESTRESSE (PSICOLOGIA) | por |
dc.subject | BEM-ESTAR PESSOAL | por |
dc.subject | AUTO-ESTIMA | por |
dc.subject | AUTO-IMAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
404978.pdf | Texto Completo | 737,46 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.