Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3562
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gerber, Anabel Priebe de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556209Z3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Bettina Steren dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:42Z | - |
dc.date.available | 2008-08-22 | - |
dc.date.issued | 2008-01-15 | - |
dc.identifier.citation | GERBER, Anabel Priebe de Souza. O bem-estar na docência : o cuidado em si através da arte. 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3562 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo procura investigar a possibilidade de desenvolvimento de tecnologias de si através da atividade artística, na perspectiva de uma estética da existência, visando o bem-estar na docência. Procurou-se verificar como a atividade artística elaborada por docentes se direciona na dimensão do cuidado de si, mediante a constituição de um estilo de vida capaz de promover o desenvolvimento e manutenção do bem-estar pessoal. Inicialmente fizemos um breve estudo sobre o mal-estar na civilização e as relações possíveis com o mal-estar docente, a fim de abordarmos o bem-estar na docência, usando como recurso a atividade artística. Usamos nesse estudo a metodologia qualitativa, mediante estudo bibliográfico e narrativas de vida, tendo como referência o método de Análise de Conteúdo, descrito por Bardin. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 5 professoras da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, pertencentes a diversas áreas de conhecimento e diferentes instituições de ensino. A atividade artística é tomada aqui dentro do principio de que ela é capaz de promover o encontro consigo mesmo através da abertura de horizontes, como afirma Gadamer. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 403744.pdf: 3594768 bytes, checksum: 1469514c395375ca98a7734bce0a2714 (MD5) Previous issue date: 2008-01-15 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13093/403744.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | BEM-ESTAR PESSOAL | por |
dc.subject | ARTE - ENSINO | por |
dc.subject | PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O bem-estar na docência : o cuidado em si através da arte | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
403744.pdf | Texto Completo | 3.51 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.