Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3561
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Johann, Jorge Renato | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778007E5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pivatto, Pergentino Stefano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788398T4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:42Z | - |
dc.date.available | 2008-08-22 | - |
dc.date.issued | 2008-07-02 | - |
dc.identifier.citation | JOHANN, Jorge Renato. Educação e ética : em busca de uma aproximação. 2008. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3561 | - |
dc.description.resumo | O estudo que aqui é apresentado trata de educação e ética. O enfoque a partir do qual o tema será abordado é a busca de uma aproximação entre ambas. O ponto de partida é o pressuposto de que a realidade que constitui o contexto educacional reflete uma sociedade em crise de valores. Daí surge a questão central desta reflexão que tem como objetivo rastrear caminhos de aproximação entre a educação e a ética. O trabalho parte de uma conceituação básica que permita embasar a busca desta aproximação. Como fio condutor para dar seqüência ao trabalho, foram tomadas as idéias da filósofa alemã Hannah Arendt a respeito da condição humana. Para corroborar e reforçar a tese de que educação e ética haverão de se imbricar para que um processo educativo se plenifique, foram agregados, num plano menor, os pensamentos de outros autores que, cada um a sua maneira, apresentam caminhos que orientam a busca desta aproximação. Entre eles, destacam-se Paulo Freire, Paul Ricoeur, Emmanuel Levinas, Isabel Baptista, Francis Imbert, Fernando Bárcena e Joan-Carles Mèlich. O estudo se constitui numa hermenêutica reflexiva das experiências vividas por um educador que atua há trinta e cinco anos em sala de aula e das idéias dos autores que serviram para a fundamentação teórica da busca proposta. A conclusão aponta para a utopia de uma educação impregnada de ética como condição para que seus objetivos possam ser alcançados | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 403743.pdf: 823439 bytes, checksum: db019e69131cf8c8a4390cb1ddcbdf8d (MD5) Previous issue date: 2008-07-02 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13069/403743.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ÉTICA | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO E SOCIEDADE | por |
dc.subject | FILOSOFIA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Educação e ética : em busca de uma aproximação | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
403743.pdf | Texto Completo | 804,14 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.