Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJohann, Jorge Renato-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778007E5por
dc.contributor.advisor1Pivatto, Pergentino Stefano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788398T4por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:42Z-
dc.date.available2008-08-22-
dc.date.issued2008-07-02-
dc.identifier.citationJOHANN, Jorge Renato. Educação e ética : em busca de uma aproximação. 2008. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3561-
dc.description.resumoO estudo que aqui é apresentado trata de educação e ética. O enfoque a partir do qual o tema será abordado é a busca de uma aproximação entre ambas. O ponto de partida é o pressuposto de que a realidade que constitui o contexto educacional reflete uma sociedade em crise de valores. Daí surge a questão central desta reflexão que tem como objetivo rastrear caminhos de aproximação entre a educação e a ética. O trabalho parte de uma conceituação básica que permita embasar a busca desta aproximação. Como fio condutor para dar seqüência ao trabalho, foram tomadas as idéias da filósofa alemã Hannah Arendt a respeito da condição humana. Para corroborar e reforçar a tese de que educação e ética haverão de se imbricar para que um processo educativo se plenifique, foram agregados, num plano menor, os pensamentos de outros autores que, cada um a sua maneira, apresentam caminhos que orientam a busca desta aproximação. Entre eles, destacam-se Paulo Freire, Paul Ricoeur, Emmanuel Levinas, Isabel Baptista, Francis Imbert, Fernando Bárcena e Joan-Carles Mèlich. O estudo se constitui numa hermenêutica reflexiva das experiências vividas por um educador que atua há trinta e cinco anos em sala de aula e das idéias dos autores que serviram para a fundamentação teórica da busca proposta. A conclusão aponta para a utopia de uma educação impregnada de ética como condição para que seus objetivos possam ser alcançadospor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 403743.pdf: 823439 bytes, checksum: db019e69131cf8c8a4390cb1ddcbdf8d (MD5) Previous issue date: 2008-07-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13069/403743.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÉTICApor
dc.subjectEDUCAÇÃO E SOCIEDADEpor
dc.subjectFILOSOFIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação e ética : em busca de uma aproximaçãopor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
403743.pdfTexto Completo804,14 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.