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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPicawy, Maria Maira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797618D1por
dc.contributor.advisor1Castro, Marta Luz Sisson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:42Z-
dc.date.available2008-08-22-
dc.date.issued2008-01-17-
dc.identifier.citationPICAWY, Maria Maira. PDI - Plano de desenvolvimento institucional, PPI - projeto pedagógico institucional e PPC - projeto pedagógico de curso, entre o dito e o feito, uma análise da implementação em três IES/RS/Brasil. 2008. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3560-
dc.description.resumoA Educação Superior no Brasil, conforme dados estatísticos do INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, entre 1995 e 2005, apresenta um aumento significativo no número de Instituições de Ensino Superior Privadas e, por conseguinte, de matrículas também. Esse crescimento coloca as realidades das IES em contato direto com a necessidade nacional de parâmetros que possam sinalizar ao Ministério da Educação sobre aspectos destas realidades. Nosso estudo PDI Plano de Desenvolvimento Institucional, PPI Projeto Pedagógico Institucional e PPC Projeto Pedagógico de Curso, entre o dito e o feito, uma análise da implementação em Três IES/RS/Brasil traz uma contribuição neste sentido, realizando uma análise reflexiva e crítica sobre as articulações havidas entre PDI, PPI e PPC/Pedagogia em três IES/RS/BRASIL, objetivando caracterizar elementos interagentes, efetivos, relevantes e significativos à trajetória de organização e implementação destes documentos nas suas realidades acadêmicas e pedagógicas, nos seus Cenários de Ambientação definidos como A, B e C e, com estes dados, organizar categorias temáticas. Os estudos de casos múltiplos, como metodologia de pesquisa, buscaram qualificar aspectos relativos às mudanças e desafios conceituais e de paradigmas, à qualidade dos processos interativos e às suas dimensões sociais. Tendo como referência as orientações legais do MEC/INEP/SINAES/DCNs, que regulam as Instituições de Ensino Superior, as tecituras dos textos caracterizam o quanto estes três documentos, exigidos pela Legislação vigente às IES, mantêm relações significativas entre o dito e o feito. As caracterizações e implementações apresentadas impõem especificidades que expressam a personalidade das IES, as problematizações trazem as práticas que identificam e delineiam estes limites e possibilidades, entendendo que, a cada novo elemento de descoberta, o texto da pesquisa pode reestruturar-se buscando uma construção em navegação. Algumas questões orientaram diretamente nossa Pesquisa: As IES pesquisadas possuem os três documentos, exigidos pelo MEC, como seus referenciais legais obrigatórios? Como foram construídos esses documentos e por quem? Como se dá a implementação desses documentos? O que eles representam na prática diária dos Alunos e Professores? A exigência legal do MEC apóia o desenvolvimento das IES ou se torna um mero instrumento de estrutura a ser apresentado oficialmente em ocasiões especiais? As novas demandas do Ensino Superior, colocadas nos documentos, são implementadas no cotidiano acadêmico? Haveria possibilidade de um levantamento de categorias que desse conta das implicações dessas ações de implementação,nas IES pesquisadas? O trabalho traz reflexões sobre: o Ensino Superior Brasileiro e sua expansão, competitividade e avaliação; Base Legal da Avaliação do Ensino Superior SINAES - PDI, PPI, PPCPed; o Curso de Pedagogia Formação Docente; a Metodologia de Pesquisa de Estudos de Casos Múltiplos ; Textos de cada um dos Cenários de Ambientação; Análise Comparativa entre os três casos estudados e Conclusões.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 403745.pdf: 1666505 bytes, checksum: 916e670e1cec686a7b74c2927c2d34c6 (MD5) Previous issue date: 2008-01-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13045/403745.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENSINO SUPERIOR - BRASILpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃOpor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subjectEDUCAÇÃO - AVALIAÇÃOpor
dc.subjectPOLÍTICA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePDI - Plano de desenvolvimento institucional, PPI - projeto pedagógico institucional e PPC - projeto pedagógico de curso, entre o dito e o feito, uma análise da implementação em três IES/RS/Brasilpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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