Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3557
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pacheco, Artemis Barbosa | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751173J1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bastos, Maria Helena Câmara | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:41Z | - |
dc.date.available | 2006-11-21 | - |
dc.date.issued | 2006-07-07 | - |
dc.identifier.citation | PACHECO, Artemis Barbosa. Trajetórias docentes dos terapeutas ocupacionais no Centro Universitário Metodista/IPA : 1980-2006. 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3557 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa tem por tema as trajetórias docentes dos terapeutas ocupacionais do Centro Universitário Metodista - Instituto Porto Alegre. Tendo por objetivos: analisar os caminhos percorridos pelos terapeutas ocupacionais para se fazerem professores; identificar as semelhanças e as diferenças nas trajetórias individuais das terapeutas ocupacionais e a docência; analisar as confluências entre as identidades de terapeutas ocupacionais e de docentes. Possibilitando uma reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem da Terapia Ocupacional. Realiza um breve resgate histórico da profissão, numa visão geral, no Brasil e, mais detalhadamente, no curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Metodista IPA, de 1980 à 2006. É um estudo qualitativo-descritivo, desenvolvido dentro da metodologia de História de Vidas na modalidade história oral, com depoimento de doze terapeutas ocupacionais, professoras do curso. Os depoimentos são estudados a partir da análise textual discursiva, que utiliza o referencial teórico de Roque Moraes. Os autores referenciados no texto Paulo Freire, Philippe Pirrenoud, Marie Christine Josso, Stuart Hall, Marília Caniglia, Maria Luiza Emmel e outros. Os resultados apontam que foi possível construir uma articulação entre o crescimento da qualificação docente e o desenvolvimento do curso. Isto é, durante vinte e cinco anos de existência no Estado do Rio Grande do Sul, o curso de Terapia Ocupacional, se ajusta aos novos paradigmas do ensino superior, através das várias revisões realizadas no seu projeto pedagógico e no currículo, que exigem assim do grupo de docentes, freqüentes reflexões sobre sua prática. O que repercute significativamente no processo educativo e consequentemente na formação dos novos Terapeutas Ocupacionais. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 384954.pdf: 705199 bytes, checksum: e1e8b000288dde853fb41c286752fc7c (MD5) Previous issue date: 2006-07-07 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13142/384954.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR - RIO GRANDE DO SUL | por |
dc.subject | PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | TERAPEUTAS OCUPACIONAIS - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO CONTINUADA | por |
dc.subject | PRÁTICA DE ENSINO | por |
dc.subject | TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Trajetórias docentes dos terapeutas ocupacionais no Centro Universitário Metodista/IPA : 1980-2006 | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
384954.pdf | Texto Completo | 688.67 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.