Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3557
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPacheco, Artemis Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751173J1por
dc.contributor.advisor1Bastos, Maria Helena Câmara-
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:41Z-
dc.date.available2006-11-21-
dc.date.issued2006-07-07-
dc.identifier.citationPACHECO, Artemis Barbosa. Trajetórias docentes dos terapeutas ocupacionais no Centro Universitário Metodista/IPA : 1980-2006. 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3557-
dc.description.resumoA pesquisa tem por tema as trajetórias docentes dos terapeutas ocupacionais do Centro Universitário Metodista - Instituto Porto Alegre. Tendo por objetivos: analisar os caminhos percorridos pelos terapeutas ocupacionais para se fazerem professores; identificar as semelhanças e as diferenças nas trajetórias individuais das terapeutas ocupacionais e a docência; analisar as confluências entre as identidades de terapeutas ocupacionais e de docentes. Possibilitando uma reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem da Terapia Ocupacional. Realiza um breve resgate histórico da profissão, numa visão geral, no Brasil e, mais detalhadamente, no curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Metodista IPA, de 1980 à 2006. É um estudo qualitativo-descritivo, desenvolvido dentro da metodologia de História de Vidas na modalidade história oral, com depoimento de doze terapeutas ocupacionais, professoras do curso. Os depoimentos são estudados a partir da análise textual discursiva, que utiliza o referencial teórico de Roque Moraes. Os autores referenciados no texto Paulo Freire, Philippe Pirrenoud, Marie Christine Josso, Stuart Hall, Marília Caniglia, Maria Luiza Emmel e outros. Os resultados apontam que foi possível construir uma articulação entre o crescimento da qualificação docente e o desenvolvimento do curso. Isto é, durante vinte e cinco anos de existência no Estado do Rio Grande do Sul, o curso de Terapia Ocupacional, se ajusta aos novos paradigmas do ensino superior, através das várias revisões realizadas no seu projeto pedagógico e no currículo, que exigem assim do grupo de docentes, freqüentes reflexões sobre sua prática. O que repercute significativamente no processo educativo e consequentemente na formação dos novos Terapeutas Ocupacionais.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 384954.pdf: 705199 bytes, checksum: e1e8b000288dde853fb41c286752fc7c (MD5) Previous issue date: 2006-07-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13142/384954.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENSINO SUPERIOR - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectPROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectTERAPEUTAS OCUPACIONAIS - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO CONTINUADApor
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpor
dc.subjectTERAPIA OCUPACIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTrajetórias docentes dos terapeutas ocupacionais no Centro Universitário Metodista/IPA : 1980-2006por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
384954.pdfTexto Completo688.67 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.