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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3555
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DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Teixeira, Augusto Niche | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4184297T7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:41Z | - |
dc.date.available | 2008-05-13 | - |
dc.date.issued | 2008-02-29 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Augusto Niche. O reconhecimento da complexidade a partir da intervenção docente frente ao erro e ao erro construtivo : fonte de busca da humana condição?. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3555 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação constitui-se a partir do problema de pesquisa O Reconhecimento da Complexidade a partir da Intervenção Docente frente ao erro e ao Erro Construtivo: fonte de Busca da Humana Condição?. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada na Escola Amigos do Verde, correspondente à esfera do ensino privado da cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2007. A delimitação do foco investigativo se deu frente ao trabalho docente das duas professoras: Nicole Bruna Sauthier da Fonseca e Taís Ribeiro Brasil, responsáveis pelos Grupos quatro (4) e cinco (5) referentes à Educação Infantil, e pela primeira (1ª) série do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi por mim denominada como Complexus Metodológico. Foram utilizados como parâmetros da análise proposta três princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin (2000). Tratam-se dos princípios dialógico, recursivo e hologramático, que permitiram a construção dos filtros metodológicos de análise Sentido Dialógico, Recursiva Compreensão e Esfera Hologramática. Este processo metodológico, instrumentalmente, se caracterizou por proposições como a Observação Participante e a Escuta Digital criada ao longo do processo de análise, com a utilização e a adaptação de um programa informatizado de gravação, o SONAR. Este programa, normalmente, é executado em estúdios de música, possuindo a função de edição, mixagem e qualificação dos arquivos de áudio. Apresento ainda, neste trabalho, como um resultado aberto, a Tríade Recursiva da Complexidade. Proponho a partir da Tríade uma reflexão sobre três conceitos que, se compreendidos como interligados e interconectados, ainda que suas raízes e matrizes epistemológicas sejam diferentes, podem ser reconhecidos como recursivos, se constituindo e se reconstituindo. A prática docente e o discurso das professoras participantes supracitadas foram ressignificadas nessa e por essa criação. A idéia da Tríade se traduz em reconhecimento da complexidade, a abertura para o emocionar-se autopoiético e a vida de alteridade. Esses são os conceitos que formulam a Tríade Recursiva da Complexidade no que se refere ao fazer interventivo docente das professoras Nicole e Taís da Escola Amigos do Verde frente ao erro e ao Erro Construtivo. Cabe ressaltar que a delimitação da pesquisa ao se constituir no processo investigativo transcendeu a análise do fenômeno da intervenção docente frente ao erro e ao Erro Construtivo partindo para uma reflexão de caráter paradigmático sobre a Educação. Com este trabalho pretendo contribuir para os processos de formação dos professores brasileiros uma vez que se prospecta o desenvolvimento da Educação no terceiro milênio, em especial no que se refere à busca da humana condição a partir do fazer docente. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400882 - Anexo A.pdf: 7043664 bytes, checksum: 8bb2ad0a47805b3e481f6662adb01b6b (MD5) Previous issue date: 2008-02-29 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
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dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | COMPLEXIDADE | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O reconhecimento da complexidade a partir da intervenção docente frente ao erro e ao erro construtivo : fonte de busca da humana condição? | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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400882 - Anexo A.pdf | Texto Completo Parte A | 6.88 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
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000400882-Texto+Completo+Parte+C-2.pdf | Texto Completo Parte C | 14.96 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
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