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dc.creatorSilva, Adriana Nunes da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4169150U0por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:38Z-
dc.date.available2008-04-01-
dc.date.issued2008-01-08-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Nunes da. Famílias especiais : resiliência e deficiência mental. 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3544-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como finalidade investigar a resiliência em famílias com membros portadores de deficiência mental. O referencial teórico discute os conceitos de resiliência, as concepções de família na atualidade e as modificações que a presença de membros portadores de deficiência mental pode acarretar às mesmas. As questões de pesquisa indagam sobre as estratégias utilizadas pelas famílias no enfrentamento das dificuldades e o papel do educador especial nesse processo. O método utilizado na pesquisa é o estudo de caso do tipo qualitativo e foi realizada com três famílias cujos filhos são portadores de deficiência mental, em situações sócio-econômicas distintas. Os dados foram coletados a partir de visitas domiciliares, por meio de entrevista semi-estruturada, confeccionada com base nos processos-chave de Froma Walsh (1998/2005). Os dados foram submetidos a uma análise textual discursiva em três categorias: sistemas de crenças, padrões de organização e processos de comunicação. Os resultados apontam para as seguintes características que funcionam como principais processos de resiliência para as famílias pesquisadas: capacidade de abstrair sentido positivo da adversidade e capacidade de contextualizar os eventos estressores. Os resultados também assinalam para a responsabilidade dos profissionais que lidam com essas famílias, de acreditar no potencial de cada uma delas para a resiliência, bem como exigir políticas públicas para a criação de redes de apoio eficazes para um atendimento de qualidade e digno que essas pessoas merecempor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399726.pdf: 417279 bytes, checksum: e7e033b7e1219fcb64b5c1435dfefa7b (MD5) Previous issue date: 2008-01-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13053/399726.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpor
dc.subjectPESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA MENTALpor
dc.subjectRESILIÊNCIA (TRAÇO DE PERSONALIDADE)por
dc.subjectEXCEPCIONAIS - EDUCAÇÃO - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFamílias especiais : resiliência e deficiência mentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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