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dc.creatorBritto, Katia Maria-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211939P8por
dc.contributor.advisor1Bernardes, Nara Maria Guazzelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780085T6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:37Z-
dc.date.available2008-03-28-
dc.date.issued2008-01-07-
dc.identifier.citationBRITTO, Katia Maria. Múltiplos olhares sobre o mal-estar e o bem-estar docente em uma escola da rede municipal de Porto Alegre. 2008. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3541-
dc.description.resumoEste trabalho partiu de minha convicção de que para ser uma boa professora é necessário, antes de tudo, estar bem consigo mesma, contar com saúde e bom humor. Busco esclarecer o bem-estar e o mal-estar docente, em um grupo de educadores que atua na EJA, numa escola da rede municipal de ensino, baseada nos princípios da Escola Cidadã, situada na periferia de Porto Alegre. Este estudo de caso, de cunho qualitativo, problematizou as percepções dos educadores (professores e equipe diretiva) e dos alunos acerca das fontes de pressão na docência e de como estas influenciam as relações docente-discente. Os dados foram coletados por meio de questionários padronizados e entrevistas por pautas e analisados por meio da técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que as professoras e professores apreciam seu trabalho, sentem prazer e satisfação com ele, mas mesmo assim, sofrem com alguns aspectos. Os baixos salários, as constantes substituições a colegas ausentes, o elevado número de carga horária semanal e a interação com os alunos são alguns dos fatores que contribuem para aumentar a pressão laboral, que pode levar os educadores a um corte da implicação pessoal com seu trabalho.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399729.pdf: 265521 bytes, checksum: 81139d6244efed6607631ac6d4f982d0 (MD5) Previous issue date: 2008-01-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13135/399729.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpor
dc.subjectBEM-ESTAR PESSOALpor
dc.subjectSATISFAÇÃO NO TRABALHOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMúltiplos olhares sobre o mal-estar e o bem-estar docente em uma escola da rede municipal de Porto Alegrepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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