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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3536
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Carra, Patrícia Rodrigues Augusto | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550779A7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bastos, Maria Helena Câmara | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:35Z | - |
dc.date.available | 2008-03-28 | - |
dc.date.issued | 2008-01-10 | - |
dc.identifier.citation | CARRA, Patrícia Rodrigues Augusto. O casarão da Várzea : um espaço masculino integrando o feminino (1960 a 1990). 2008. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3536 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se propõe a analisar a cultura escolar do Colégio Militar de Porto Alegre durante o período de 1962 a 1990 a partir da memória de ex-alunos. Este estudo traz aspectos da cultura e organização escolar do colégio enquanto instituição de ensino masculina, o cotidiano pela ótica discente e infere o perfil de sujeito que a escola desejava formar procurando não cair na armadilha de considerar a existência de um único modelo de masculinidade. Também, lança luz aos sujeitos discentes e suas formas de compreender, conviver e significar o ambiente escolar. Neste espaço de tempo, esta escola alterou a sua característica de educandário masculino através da entrada, gradativa, de mulheres em seus quadros de funcionários e do ingresso das meninas na qualidade de alunas, em 1989, dando início ao Colégio Militar enquanto escola mista. Apresenta o feminino e seus sentidos circulantes no Colégio através de uma ótica que compreende a formação de homens e mulheres, bem como as suas representações, como resultantes das relações estabelecidas entre sujeitos masculinos e femininos. Infere que a presença feminina na organização escolar acontece através do trabalho e procura identificar essa presença, os reflexos e tensões no processo histórico e no cotidiano desta escola de ensino básico. O aceitar a mulher como trabalhadora e como aluna não transformou o caráter masculino da cultura do Colégio Militar de Porto Alegre. A vivência desta instituição de ensino como escola mista, assim como o crescimento do número de integrantes femininas, trabalhadoras civis e militares e alunas, é provocação para novas reflexões. A dissertação é concluída com o ingresso de alunas neste colégio masculino apontando a possibilidade de continuidade da investigação. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399732.pdf: 8849707 bytes, checksum: 732b8b3b02bc8b1a0215ff9e9afc367b (MD5) Previous issue date: 2008-01-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13071/399732.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO MILITAR | por |
dc.subject | ESCOLA MILITAR DE PORTO ALEGRE - ASPECTOS CULTURAIS | por |
dc.subject | ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O casarão da Várzea : um espaço masculino integrando o feminino (1960 a 1990) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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399732.pdf | Texto Completo | 8,64 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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