Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534
Document type: Dissertação
Title: Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica
Author: Moro, Valderesa 
Advisor: Portal, Leda Lísia Franciosi
Abstract (native): Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e enfoque no estudo de caso, tem-se como objetivo investigar de que forma a proposta de educação continuada da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, Zona Norte, SCALIFRA-ZN contribui na construção de si e da prática docente de professores de Educação Básica. Para tanto, as repercussões do projeto de educação continuada nos professores do Colégio Franciscano Sant Anna foram essenciais. O referencial teórico de sustentação baseou-se em Merino (1999 e 2000) e Josso (2004), o que possibilitou a reflexão sobre a importância de um projeto de educação continuada que contemple ações para a formação de si e para a transformação da prática docente. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semi-estruturada, focal e observações da pesquisadora. Os dados foram analisados, segundo Moraes (1999 e 2002), e os resultados mostraram que a participação no projeto de educação continuada propiciou mudança no Ser pessoa dos docentes, incentivando-os a empreenderem inovações na prática pedagógica de sala de aula. Evidenciou-se com o embasamento teórico que o ser humano é um itinerante e, como humano, está em processo de construir-se, porque ainda não é o que deve ser. Necessita tornar-se consciente e assumir seu estado de ser em devir, investindo em uma educação continuada que contemple o desenvolvimento das diversas dimensões que o constituem, de forma emocional, afetiva, cognitiva e espiritual. A contribuição desta pesquisa, pela análise e interpretação de seus resultados, está na ênfase da autoformação para a construção de si, do ser professor, como ser inteiro, o que resulta numa prática pedagógica humanizadora. A partir de um projeto de educação continuada que considera o ser humano em sua inteireza, encontra-se uma alternativa possível para qualificar o professor, a escola e a Educação Básica, promovendo uma ética do cuidado com a vida planetária.
Keywords: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA DE ENSINO
EDUCAÇÃO BÁSICA
EDUCAÇÃO CONTINUADA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MORO, Valderesa. Educação continuada : um processo itinerante na construção de si com vistas à transformação da prática docente de professores de educação básica. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534
Issue Date: 8-Jan-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
399735.pdfTexto Completo1.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.