Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3533
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pezzi, Sérgio Guimar | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258369J9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Hermann, Nadja Mara Amilibia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:34Z | - |
dc.date.available | 2008-03-28 | - |
dc.date.issued | 2008-01-14 | - |
dc.identifier.citation | PEZZI, Sérgio Guimar. A autonomia na educação escolar : tão longe, tão perto -. 2008. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3533 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação é um estudo teórico sobre o conceito de autonomia no âmbito da educação escolar. Esse conceito está bastante presente na educação escolar, solicitado constantemente, seja através de documentos educacionais, seja nos textos de pedagogos e outros profissionais afinados com a educação e, também, nas falas das comunidades escolares como um ideal a ser alcançado na trajetória escolar. A intenção desse estudo é, primeiramente, contextualizar a presença desse conceito nas pesquisas atuais. Verificou-se que há uma ênfase dos aspectos gestionário e de conhecimento nas pesquisas contemporâneas, pelo menos nas fontes consultadas, tais como: Associação Nacional de Pós- Graduação em Educação (ANPED), Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Muito pouco foi encontrado nessas pesquisas quanto ao conceito de autonomia no aspecto moral. Num segundo momento, a pesquisa detém-se na gênese do conceito de autonomia, expondo sua vinculação com o conceito de vontade, a partir das elaborações de Tomás de Aquino, Hobbes, Cumberland, Pufendorf, Locke, Descartes, Leibniz, Rousseau e Kant. Para isso utilizei o texto de Schneewind A Invenção da Autonomia, a partir do qual foram feitos recortes arbitrários quanto aos filósofos e suas elaborações, que antecederam a Kant. Ainda nesse momento, a pesquisa expõe o que ocorreu com o conceito de autonomia, focando sua vertente moral, a partir de Kant, especificamente em Schiller, Schelling, Schopenhauer, Nietzsche e Hannah Arendt. Uma vez inventado esse conceito por Kant, dentro do marco da modernidade, as mutações que ele sofre são significativas, mas pouco conhecidas no contexto educacional escolar brasileiro, é o que parece embora o conceito de autonomia no âmbito moral seja freqüentemente assinalado em diversas expressões de linguagem. Por fim, num terceiro momento, essa pesquisa inspira-se na obra de Guimarães Rosa Grande Sertão: Veredas, mais talvez no autor do que na obra, como um inventa palavras. Não se trata de inventar mais sobre autonomia, enquanto conceito no âmbito moral, mas o que foi dito e escrito pelos filósofos precisa aceder lugares nas práticas educacionais escolares. Como foi verificado na contextualização que, por vezes, se pede autonomia no âmbito do conhecimento, é fundamental conhecer o que foi pensado sobre esse 6 conceito, suas transformações, e as possíveis implicações disso nas práticas pedagógicas e educacionais, ainda mais quando no contexto social brasileiro se pede moralidade e ética. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399736.pdf: 452494 bytes, checksum: ebe1c01d7b3ab425207724d8f5212f7c (MD5) Previous issue date: 2008-01-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13035/399736.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - ESCOLA | por |
dc.subject | AUTONOMIA (EDUCAÇÃO) | por |
dc.subject | PEDAGOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A autonomia na educação escolar : tão longe, tão perto - | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
399736.pdf | Texto Completo | 441,89 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.