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dc.creatorPetry, Oto João-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708095E7por
dc.contributor.advisor1Abrahão, Maria Helena Menna Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:34Z-
dc.date.available2008-03-27-
dc.date.issued2007-12-21-
dc.identifier.citationPETRY, Oto João. Educação superior privada em Macapá/Ap : gênese, expansão, dilemas e desafios em um contexto de mercado (de 1990 a 2005). 2007. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3532-
dc.description.resumoO estudo objetiva demonstrar que há uma relação estrutural e estruturante entre as mudanças que vêm se processando no capitalismo tardio, nos processos produtivos, com implicações no mundo do trabalho e nas políticas públicas, especialmente, nas educacionais. Na composição do trabalho faz-se a gênese das IES de cunho privado que se instalaram na cidade de Macapá/AP no período de 1990 a 2005, descrevendo as formas e estratégias utilizadas por estas para o seu posicionamento no contexto mercadológico local. Analisa-se os dilemas e desafios com os quais as IES lidam por atuarem em um contexto de mercado cada vez mais competitivo, suscitando possíveis caminhos que poderão ser saída estratégica para as mesmas não sucumbirem frente as demandas do mercado. Dois pressupostos auxiliaram como fio condutor na feitura da tese: se as IES de cunho privado, mesmo as sem fins lucrativos, estão sujeitas às regras do mercado, apesar das boas intenções manifestas em seus planos pedagógicos e documentos de gestão, seus propósitos finais devem ser o lucro, em não existindo esse, sucumbirão à implacável lei de livre mercado que as converteu em empreendimentos mercantis, razão pela qual necessitam focar suas estratégias de negócios no mercado. Segundo, em virtude da nítida configuração de práticas concorrenciais entre as IES do setor, há um caminho, suspeita-se, previsível a ser por elas percorrido, qual seja, o do aligeiramento e precarização da formação. Nos escritos evidencia-se que o fenômeno expansionista verificado no setor da educação superior no Brasil deu-se em razão da privatização do Estado engendrada no bojo das políticas neoliberais. A expansão ocorrida tem a marca da iniciativa privada e atingiu todos os recantos do país. Onde homens e mulheres estiverem, lá estará um empreendimento para ofertar este novo fetiche de consumo em que se transformou um bem social chamado de educação. Hoje, dada as suas características, o setor convive em meio à forte concorrência e alta competitividade, marcas e prenúncio de nova configuração do mesmo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399699.pdf: 1273191 bytes, checksum: aa6a15631191969fbfc1ad36deb0f818 (MD5) Previous issue date: 2007-12-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13023/399699.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - BRASILpor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectPOLÍTICA EDUCACIONAL - BRASILpor
dc.subjectCAPITALISMOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação superior privada em Macapá/Ap : gênese, expansão, dilemas e desafios em um contexto de mercado (de 1990 a 2005)por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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