Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3525
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Schein, Zenar Pedro | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751068Z6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Coelho, Suzana Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781210A6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:17Z | - |
dc.date.available | 2007-10-23 | - |
dc.date.issued | 2004-06-04 | - |
dc.identifier.citation | SCHEIN, Zenar Pedro. Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica. 2004. 200 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3525 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve por objetivo estudar como um experimento centrado na produção e na aplicação de um objeto técnico, a balança analítica, pode favorecer a aprendizagem e o estabelecimento de relações entre o referencial empírico, os conceitos, as leis, as teorias e as linguagens simbólicas e matemáticas, envolvendo alunos de quatorze a dezesseis anos de idade, da primeira e segunda séries do Ensino Médio, do Colégio Santa Teresinha, da cidade de Taquara. Optou-se por uma abordagem construtivista, tendo por hipóteses a educação pela pesquisa e a atividade científica como prática social de referência. A metodologia utilizada nesta dissertação caracteriza-se como pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-abertas e oficinas. As entrevistas tiveram a importância de mostrar ao pesquisador, entre outros aspectos, possíveis alterações a serem realizadas nos planejamentos das oficinas. A coleta dos dados das entrevistas e oficinas foi feita por meio de gravações dos dizeres do pesquisador e dos alunos, registros de fotografias, relatórios dos pesquisados e anotações do pesquisador. Tanto nas entrevistas quanto nas oficinas, foram desenvolvidas atividades experimentais, as quais foram finalizadas com a construção de uma balança analítica e suas aplicações. Quanto aos resultados desta investigação, apresentouse a didática desenvolvida pelo pesquisador. Pode-se dizer que esta didática, desenvolver o planejamento das entrevistas e oficinas, flexibilizar este planejamento, mediar e dialogar, valorizar o conhecimento prévio dos alunos, saber ouvi-los, deixálos livres para pensar, dizer e fazer, considerar as intervenções dos aprendentes, considerar os procedimentos experimentais adotados pelos alunos, foi fundamental para auxiliar os aprendentes na construção do seu conhecimento. Outro resultado refere-se aos papéis do experimento. Denota-se a importância da atividade experimental no sentido de favorecer a construção de elos entre o referencial empírico e os conceitos, apresentando-se exemplos de evolução dos alunos no que se refere à formulação de conceitos e exemplos de como o conhecimento matemático intervém como estruturante do conhecimento físico. Outro papel do experimentro, ao considerar a atividade científica como referência, consiste em favorecer ao aluno o desenvolvimento de atitudes, de métodos e de conceitos. Salienta-se, com relação a estes aspectos, que os mesmos estão interligados, ou seja, um aspecto interfere no outro. Pretende-se que esta pesquisa possa beneficiar professores de Física e de outras áreas, suscitando questionamentos e reflexões sobre a didática do professor, os papéis do experimento, a importância das atividades experimentais, que possam servir de alicerce à prática do professor na sala de aula | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 323102.pdf: 1369936 bytes, checksum: e75434d00e2f5e036c18f4e8b733df4a (MD5) Previous issue date: 2004-06-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12807/323102.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PESQUISA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | DIDÁTICA | por |
dc.subject | CIÊNCIA - EXPERIÊNCIAS | por |
dc.subject | ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
323102.pdf | Texto Completo | 1.34 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.