Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3515
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Alice Scherer da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718126Z8por
dc.contributor.advisor1Silva, Ana Maria Marques da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780853A7por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:14Z-
dc.date.available2007-07-16-
dc.date.issued2007-04-20-
dc.identifier.citationCOSTA, Alice Scherer da. Desenvolvimento de uma proposta para o ensino de hidrostática voltada para a aprendizagem significativa. 2007. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3515-
dc.description.resumoEste estudo visa analisar o desenvolvimento de uma proposta de exploração na unidade de Hidrostática integrada com a vivência trazida pelos estudantes, com o questionamento da teoria (observação/reflexão) interligada com a prática (ação), como forma de construção do conhecimento significativo. Atividades experimentais realizadas no laboratório de Física foram utilizadas como um instrumento potencialmente facilitador para a reconstrução de conceitos pelos estudantes. O estudo foi realizado numa Escola estadual do interior do estado do Rio Grande do Sul composta por estudantes do Ensino Médio provenientes da zona rural do município. Foi desenvolvida uma proposta que busca explorar os conhecimentos prévios e a realidade do estudante como fonte motivadora. A análise realizada buscou explorar o papel do professor e do aluno na construção dessa proposta, e a evolução da comunicação oral e escrita dos estudantes, de que forma as atividades experimentais contribuíram para relacionar teoria e prática nas aulas de Física e as contribuições para formação de cidadãos críticos. Dentro dessa proposta, o professor foi um elemento moderador e facilitador no processo ensino-aprendizagem. Ele teve um papel reflexivo, buscando nos alunos os conhecimentos prévios e os problemas que os motivaram para a observação, reflexão e ação. Os alunos passaram a expor suas idéias de modo mais claro e objetivo, com o uso de alguns termos científicos, o que mostrou uma melhoria na linguagem oral e escrita. Nas atividades experimentais, os alunos tiveram a possibilidade de levantar hipóteses, observando-as, discutindo-as e reformulando-as. A proposta valoriza os conhecimentos ligados aos problemas e questionamentos do cotidiano próximo e distante do aluno. Os conceitos de Hidrostática foram incorporados como ferramentas para a tomada de decisões e a ação na comunidade. Atitudes como o diálogo, o respeito ao colega, preocupação com os acontecimentos do grupo e da comunidade, solidariedade e responsabilidade, foram desenvolvidas em sala de aulapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 392210.pdf: 197808 bytes, checksum: 0dc4fee76402935f90511799a6eef557 (MD5) Previous issue date: 2007-04-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12763/392210.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFÍSICA - ENSINOpor
dc.subjectHIDROSTÁTICApor
dc.subjectAPRENDIZAGEM ESCOLARpor
dc.subjectENSINO - TÉCNICASpor
dc.subjectRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDesenvolvimento de uma proposta para o ensino de hidrostática voltada para a aprendizagem significativapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
392210.pdfTexto Completo193.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.