Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3514
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Schwarz, Vera Regina Karpss | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744896U3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Regina Maria Rabello | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:14Z | - |
dc.date.available | 2006-12-05 | - |
dc.date.issued | 2006-09-05 | - |
dc.identifier.citation | SCHWARZ, Vera Regina Karpss. Contribuição dos jogos educativos na qualificação do trabalho docente. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3514 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou identificar contribuições de jogos didáticos à formação e qualificação profissional de docentes. O tema foi abordado de forma aberta, numa pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados conforme critérios previamente estabelecidos, sendo graduados em Ciências, Química, Física ou Biologia e mestres ou doutores em Educação, atuando na formação inicial e continuada de professores de Ciências e trabalhando em instituição de ensino superior. Os depoimentos foram obtidos por e-mail ou entrevistas gravadas e transcritas, resultando em textos que foram submetidos a uma análise textual discursiva. Esses textos, unitarizados, categorizados e interpretados com base no referencial teórico que subsidiou a pesquisa, correspondem a uma construção intersubjetiva direcionada à compreensão do tema. Os resultados obtidos não têm pretensões de generalização, mas são válidos para um grupo de professores, em um contexto e tempo específicos, podendo contribuir para reflexões envolvendo outros grupos. Foram identificados possíveis benefícios e problemas no uso de jogos em sala de aula e argumentos quanto à validade de incluí-los em cursos de graduação e atualização docente. Na visão dos sujeitos desta pesquisa, os jogos pedagógicos são vantajosos ao trabalho de sala de aula por serem atividades socializadoras e baseadas em desafios que mobilizam emoções agradáveis. Como recursos e métodos que exploram o lúdico, jogos educativos podem favorecer o interesse pelas atividades escolares e, conseqüentemente, a aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades e valores, com mediação dos professores, sendo essa mediação facilitada aos que tiverem a vivência de jogos em cursos de formação e atualização docente. Para os entrevistados, os professores, ao se beneficiar dos jogos, desenvolvem seu trabalho de forma mais prazerosa para si e seus alunos, melhorando as relações interpessoais na sala de aula. Jogos, segundo eles, driblam o desânimo provocado pelas exigências do trabalho e permitem que os docentes percebam e superem lacunas em seus conhecimentos, ampliando e aprofundando o conteúdo de suas aprendizagens e conhecendo, de forma vivencial, as possibilidades e as dificuldades que seu uso em sala de aula pode gerar. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 383790.pdf: 415376 bytes, checksum: 4df3da72fe225bc0a689f97046c9a4f7 (MD5) Previous issue date: 2006-09-05 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12761/383790.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | JOGOS EDUCATIVOS | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | CIÊNCIAS - ENSINO | por |
dc.subject | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Contribuição dos jogos educativos na qualificação do trabalho docente | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
383790.pdf | Texto Completo | 405,64 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.