Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSchwingel, Alexandra Maria-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744963T8por
dc.contributor.advisor1Moraes, Roque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:14Z-
dc.date.available2007-07-06-
dc.date.issued2007-03-28-
dc.identifier.citationSCHWINGEL, Alexandra Maria. A inserção da informática como instrumento de pesquisa para a qualificação do processo didático no ensino profissionalizante. 2007. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3512-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada ao longo do primeiro semestre de 2006 (2006 A), com os alunos da disciplina de Estágio, do Ensino Profissionalizante, de uma escola privada do Vale do Taquari. Trata-se de um trabalho que teve por objetivo investigar o desenvolvimento de um projeto de pesquisa destes alunos. Para desenvolver essa capacidade, os alunos trabalhavam com os pressupostos do Educar pela pesquisa (autonomia, construção e reconstrução do conhecimento), Utilizando o ambiente interativo dos grupos de Internet para que os alunos socializassem as suas pesquisas para a apreciação crítica do professor e dos colegas. Como resultados desse processo, destacam-se comunicação entre os sujeitos via os grupos, o acompanhamento, mesmo que a distância, do mediador garantindo segurança aos sujeitos da pesquisa e as orientações do professor para qualificar a produção textual dos alunos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391945.pdf: 221423 bytes, checksum: 2bd0bf99505860a7dc711b5715b707fb (MD5) Previous issue date: 2007-03-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12757/391945.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO A DISTÂNCIApor
dc.subjectINTERNET NA EDUCAÇÃOpor
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpor
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.subjectENSINO PROFISSIONALIZANTEpor
dc.subjectENSINO EM GRUPOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA inserção da informática como instrumento de pesquisa para a qualificação do processo didático no ensino profissionalizantepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
391945.pdfTexto Completo216.23 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.